22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Em abril, choveu 98mm a menos do que o esperado em Guarapuava

Segundo o Simepar, média para este período do ano era de 130mm. Registro foi de 32mm

guarapuava aerea 1000

O tempo seco e com temperaturas acima da média para Guarapuava foram a marca do mês de abril deste ano na cidade. De acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os números refletem com clareza tal cenário. Em 2018, Guarapuava registrou apenas 32mm de chuva no mês de abril. A média histórica para o mesmo período é amplamente maior, alcançando a marca de 130mm.

Para o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, tal dado reporta-se a ocorrência de um fenômeno comum nesta época.

“O mês de abril foi seco não somente em Guarapuava, na região central do Paraná, mas em todo o Estado. Nessa época do ano é comum a atuação de massas de ar mais seco e quentes, que se refletem em temperaturas maiores. A ocorrência desse fenômeno é conhecida como veranico. Essa formação é desencadeada por sistemas de alta pressão atmosférica”.

Segundo registros do Sistema, a temperatura mais fria registada na cidade em 2018 ocorreu no dia 4 de abril, com a marca de 9,7˚C. “No último mês, a sequência de frio foi menor. Mesmo assim, a média mensal foi de 13,3˚C, mesma média dos últimos 20 anos para Guarapuava”, conta Samuel.

Ainda de acordo com o meteorologista, esse fenômeno de veranico ocorre com frequência no quinto mês do ano.

“Isso pode ocorrer em qualquer mês do outono ou do inverno. Eles são bastante comuns em maio, sendo conhecido como veranico de maio. Não descartamos que isso ocorra novamente”.

Nestes primeiros dias do mês de maio, a temperatura média ficou na casa dos 13,2˚C. O registro mais baixo ocorreu no último sábado (5), com a marca de 10, 7˚C, menos de um grau acima da média histórica para o mesmo período do ano, em Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.