Servidores administrativos da Agência da Receita Federal de Guarapuava deliberaram nesta quinta feira (10) a deflagração de greve da categoria. Com a paralisação, todos os serviços de atendimento estão suspensos.
Em Guarapuava, a agência, localizada no Centro da cidade, conta com cinco servidores administrativos e dois analistas, que atendem entre 13h e 17h. Eles suspenderam os atendimentos nesta quinta e retornam as atividades na sexta feira (11). De acordo com o representante regional do SindiFazenda no Paraná, Juliano La Grande Cimirro, a categoria realizará paralisações semanais que serão intensificadas ou não, conforme a posição e abertura a negociação, por parte do governo, que descumpriu o acordo firmado com os servidores em 2015.
“Há quatro anos, o Governo Federal estabeleceu que realizaria uma rodada de negociações em março de 2017 mas, de fato, esse diálogo nunca ocorreu. A categoria está com os salários congelados há mais de 3 anos, com cerca de 35% de defasagem no valor, com relação a inflação. Exigimos essa reposição, além da reestruturação da carreira, reconhecendo esses servidores como legítimos servidores da Receita Federal”.
Ainda segundo Juliano, na próxima semana, a categoria prevê a suspensão dos serviços na terça feira (15). Se as negociações não avançarem, um novo dia da semana, ainda a ser definido, também deve suspender os serviços da agência.
“Nosso atendimento continuará sendo interrompido periodicamente, até que o Governo cumpra o que foi acordado. Estamos mobilizando servidores de todo o país, não para buscar aumento de salários, mas as reposições, que são nossas por direito”, ponderou.
Em todo o país, estima-se que 50% das agências estejam com os serviços suspensos, minimamente, de modo parcial. No Brasil, os postos da Receita Federal possuem 16 mil funcionários, sendo nove mil servidores administrativos e sete mil analistas.