Até o final deste mês uma das rotatórias de Guarapuava sediará um novo monumento. Será um extintor. O equipamento será implantado na Avenida Manoel Ribas, esquina da Rua das Rosas, em frente ao Fórum Desembargador Guarita Cartaxo.
Aprovado em três votações pela Câmara de Vereadores de Guarapuava, de acordo com o gabinete do vereador Luiz Juraski, autor do Projeto de Lei, a matéria foi uma solicitação feita pelo Rotary Clube de Guarapuava. O investimento será oriundo de recurso privado.
De acordo com o presidente do clube de serviço, Adair Antônio Mendes Júnior, será uma homenagem ao Corpo de Bombeiros que comemora 56 anos em Guarapuava e 106 no Paraná. “O bombeiro combate o fogo”, afirmou o presidente justificando a imagem do extintor.
O extintor sobre rodas terá 1,70 metro por 0,70 centímetros, segundo o PL de Juraski, e deverá ser inaugurado até o dia 30 deste mês. “Vamos começar a fazer a base para então colocar o extintor durante uma solenidade”, informou Júnior.
OUTRAS
Anjo, padre, colonizador, são algumas das homenagens propostas por vereadores em rotatórias de Guarapuava. A mais polêmica até agora foi a estátua de Diogo Pinto de Azevedo Portugal, implantada na Avenida Manoel Ribas, esquina com a Avenida Sebastião de Camargo Ribas. Instalada na última gestão do prefeito Fernando Carli a desproporção entre o cavalo e o colonizador fez com que o animal se tornasse a referência: “O trevo do Cavalo”, como é comumente chamado.
Na Avenida Moacir Silvestri, esquina com a Aragão de Mattos Leão Filho, a figura do Padre Arnaldo Jansen é um indicativo do caminho que leva ao bosque do mesmo nome. No bairro Bonsucesso, a imagem de um anjo remete à Igreja Santos Anjos, sediada no mesmo bairro.
No Trevo do Índio, a imagem do Índio Guairacá surge imponente. Ele é o autor da célebre frase: “Esta terra tem dono”.