22/08/2023



Educação

Unicentro não será rebaixada como divulgou a Gazeta do Povo

imagem-15825

Da redação – A Universidade Estadual de Centro-Oeste (Unicentro) oferta cursos de mestrado e de doutorado e, portanto, está fora das quatro universidades passíveis de rebaixamento para Centro Universitário, conforme listou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na lista da Capes a Unicentro, a Unipar e a Unopar não oferecem cursos de doutorado (mínimo de um) e de mestrado (mínimo de três) , exigências mínimas para que a instituição possa se cadastrar com o status de universidade.

A matéria  do possível rebaixamento da Unicentro foi divulgada pelo jornal Gazeta do Povo, na edição de segunda-feira (2) e teve repercussão em Guarapuava.

A Unicentro, por meio da coordenadoria de comunicação social, disse à Rede Sul de Notícias na manhã desta quarta-feira (5) que a lista apresentada no site da Capes encontra-se desatualizada. “A Unicentro possui um curso de doutorado e seis de mestrado. Na área de química esses cursos são em associação com a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e com a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa”, informou a coordenadoria.
A votação da resolução que prevê a revisão dos critérios para que uma instituição seja considerada uma universidade será votada ainda nesta semana pelo Conselho Na¬¬¬cional de Educação (CNE) . De acordo com o estudo feito por um dos conselheiros, se aplicada hoje esta regra, 41% das universidades brasileiras não cumpririam as novas exigências e seriam “rebaixadas” para centros universitários.
Conclusões preliminares apontadas pelo estudo de “Recreden¬ciamento de Universi¬dades: conclusões preliminares e dilemas regulatórios”, assinado pelo conselheiro Edson Nunes e por sua equipe técnica, em 2008, mostra que das 185 universidades, 48 privadas, 19 estaduais, 7 federais e 3 municipais não tinham sequer um curso de doutorado e três de mestrado.

Se a resolução do CNE for aprovada, seguirá para homologação do ministro da Educação, Fernando Haddad. Só então, a nova exigência entrará em vigor.

Matéria relacionada:www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo