22/08/2023


Guarapuava Política

Vinda de Cida a Guarapuava é permeada por incerteza

Dúvida principal é em torno do curso de medicina da Unicentro

cida48

*Matéria atualizada às 13h09 para inclusão de informação.

Após uma reviravolta no cenário político entorno da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) na tarde de ontem (16), a vinda da Governadora do Paraná, Cida Borghetti, a Guarapuava na noite de hoje, agora é permeada por incerteza. Isso porque o anuncio do curso de medicina passou a ser uma “pauta secundária”, já que a agenda oficial da governadora só prevê a nomeação do novo Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio. Na tarde quarta (16), a SETI chegou a anunciar que Cida assinaria o decreto que libera o curso, porém, alterou o aviso horas depois, subtraindo essa informação. Uma expectativa sobre a implantação do curso começou a ser gerada por lideranças locais no início desta semana.

Documentos comparativos da SETI (Imagem: Divulgação)

Pelos canais do Portal RSN, o público questiona se o curso, de fato, pode ser implantado, já que, em abril deste ano, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu, por cinco anos, a liberação de cursos de medicina em todo o Brasil. Em contato com a Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro (Proplan), eles informaram a esta reportagem que, mesmo com a determinação, a universidade continua tendo autonomia para implantar o curso porque o processo de implantação da medicina é antigo, de 2014, já tendo tramitado na esfera federal e aguardando, desde então, apenas a liberação do Governo do Estado.

EXPECTATIVA

Para a visita de Cida, a segunda a Guarapuava depois que ela foi conduzida ao cargo de governadora, o cenário político local também aguarda anúncios de investimentos em outros setores. A própria Unicentro, além da situação envolvendo o curso, especula uma liberação por parte da governadora para a contratação de novos professores. Esta informação foi repassada ao Portal RSN pelo reitor da universidade, Aldo Nelson Bona, em conversa recente com a redação.

Informações extraoficiais indicam, ainda, a possibilidade de liberação de convênios para os deputados estaduais. Artagão deve ter R$ 500 mil liberados. Cristina Silvestri e Bernardo Carli também deverão receber liberações.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo