Mias uma modalidade esportiva ganha força entre os guarapuavanos. Desta vez, trata-se da ginástica rítmica, que atrai adeptas entre sete e 14 anos de idade. Uma parceria entre o Departamento de Educação Física da Unicentro, em convênio com o Estúdio de Dança Shauane Emanuela, o projeto de extensão Oficinas de Ginástica Rítmica é desenvolvido no ginásio de esportes do campus Cedeteg, da Unicentro.
Letícia Bini, oito anos, diz que gosta da ginástica rítmica porque a modalidade mescla exercícios e técnicas de dança. Além disso, Letícia também gosta de competir. Em 2017, ela participou de provas individuais e em grupo.
“As competições sempre são legais também porque a gente quer ganhar das outras pessoas, às vezes a gente perde, daí ganha e é bem engraçado”.
Os objetivos são incentivar a prática da modalidade e descobrir talentos para o esporte. As oficinas, nesses dois anos de funcionamento, como conta a coordenadora do projeto, professora Verônica Volski, já mostraram ter bons resultados. “Nós fizemos um projeto-piloto e, mesmo assim, nós obtivemos uma receptividade bem grande por parte das meninas, das atletas de ginástica rítmica. Tanto é que nós temos alunas que estão com a gente desde o início”.
As atividades são orientadas pelas professoras Verônica e Shauane e acompanhadas por acadêmicas de Educação Física. O projeto ainda tem vagas para meninas que queiram participar. A mensalidade – destinada ao custeio das roupas e das viagens para competição – é de R$ 65,90 reais. As aulas são realizadas em dois horários: às terças e quintas, pela manhã, entre 9h30 e 11h; e às quartas e sextas, no período da tarde, das 15h30 às 17h. As inscrições devem ser realizadas nos dias, horários e no local dos treinamentos.