Estudantes de Guarapuava estarão aptos a agirem preventivamente contra casos de desastres naturais. Um programa de Defesa Civil nas Escolas, lançado na cidade é um novo elemento de educação.
Desenvolvido pela Defesa Civil, em parceria com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e a de Meio Ambiente, a parceria com as escolas é importante para que o aluno conquiste um diferencial na vida profissional e desenvolva esse espírito de defesa civil, opinou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
De início, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Carneiro Martins, e acadêmicos de Biologia, da Unicentro, vão participar do Projeto de Prevenção Ambiental. “Os alunos vão reforçar o trabalho passando por todas as residências nas áreas de risco para conscientizar os moradores sobre como fazer essa separação e descarte correto dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis”, explicou a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil de Guarapuava, Rosely Haick Vitorassi.
“Normalmente vemos a Defesa Civil trabalhando na parte de socorro, quando há algum tipo de catástrofe, mas ações de prevenção são contínuas e envolvem desde o trabalho feito pela administração municipal, com desassoreamento de rios e córregos, quanto no papel do cidadão por exemplo, a ter consciência de não jogar lixo nos rios, ruas e bueiros”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Cristina Silvestri também estava presente no lançamento e parabenizou a iniciativa e o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. “É muito gratificante ver que a educação ambiental em Guarapuava é ativa e eficaz”.