Três guarapuavanos se uniram para registrar nas páginas de um livro, uma história de transformação e inclusão, por meio do Jiu-jitsu. Intitulado “Jornada de Campeão”, a obra está sendo lançada neste domingo (20), em Guarapuava, simultaneamente as competições do Campeonato Paranaense da modalidade, que traz mais de 600 atletas, entre meninos e meninas, de todo o Estado.
O material resulta de uma parceria local entre Norbert Heinz, escritor da obra, J.P. Ferreira, ilustrador, e o capitão Cristiano Cubas, campeão mundial, mestre e representante da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu Brasileira (FPJJB).
Juntos, este trio produziu um material de 36 páginas coloridas, responsável por contar a história de três crianças, Pedro, Frederico e Daniel, que sofriam bullying na escola e buscaram a prática da arte marcial, como ferramenta para se vingarem dos colegas praticantes da violência. Na obra, a modalidade é oferecida pelo Mestre Cubas, que imerge sua história real, nas páginas do livro. A partir do contato com a arte marcial e suas concepções, transformaram suas realidades, conforme destaca o escritor Norbert.
“Eu tinha vontade de desenvolver um material sobre a modalidade para crianças. Algo que reforçasse a importância da arte marcial não como arte violenta, mas para se defender e para não se chegar ao ponto do ato de violência”.
Após procurar Cubas, que coordena também em Guarapuava, um projeto social da modalidade, iniciou-se o estudo dos personagens. Decidiu-se então, trabalhar, também, com a inclusão.
“Criamos perfis baseados em alunos que o Cuba já teve, para trabalhar a inclusão e o Jiu-jitsu. Pegamos o personagem Frederico, que é uma criança acima do pesso; o Pedro, que é uma criança que sofre de asma; e o Daniel, que é cadeirante. No material, os três são amigos na escola, sofriam bullying e um dia foram apresentados ao Jiu-jitsu e se interessaram à prática como forma de se vingarem dos colegas que os zombavam. Quando começaram a praticar, para surpresa dos três, passaram a entender que o Jiu-jitsu pregava a não violência, foram percebendo os benefícios”.
De acordo com o escritor, ao final da história, as crianças apresentam ampla melhora na autoestima, na saúde e nas relações com os colegas. Adianta-se também, que essa obra é só o começo de uma linda trajetória desses três no universo da arte marcial.
“Vamos mostrar não só o crescimento da infância para a adolescência e a vida adulta, mas o crescimento espiritual, seguindo o pensamento do Jiu-jitsu. Também mostramos a mudança da personalidade deles, a nova forma de ver, sem se vingar, mas entendendo outras maneiras de solução, que não envolvam a violência, sem agressões.”, destaca o ilustrador J.P.
Outro ponto singular da produção, é o possível contato e encontro do personagem da história, o mestre Cubas, com as crianças leitoras.
“É a ideia de quebrar a quarta parede. O personagem estar conversando com a plateia. O personagem do livro que vai visitar a escola e mostrar o trabalho dele e como pode mudar a vida da criança. Temos essa proximidade e queremos aproveitar”, conta J.P.
De acordo com Norbert, seu trabalho e de Cubas, em constante diálogo para a obra, tiveram início na metade de 2017. No início deste ano, o ilustrador J.P. fortaleceu ainda mais a parceria guarapuavana e começou a criação dos desenhos. Todo o projeto foi realizado sem nenhum recurso prévio. O intuito é que a partir de agora, com a impressão caseira de cerca de 100 exemplares, a venda possa quitar os gastos do projeto e impulsionar a continuidade da história.
“Venderemos os exemplares por R$ 10, com os desenhos todos coloridos. Faremos a impressão caseira conforme a demanda. Quem sabe, conforme o andamento do projeto, podemos ampliar nossas ações”, conta o escritor.
LANÇAMENTO E CAMPEONATO PARANAENSE DE JIU-JITSU
Em um espaço repleto de crianças inclusas na modalidade, o lançamento ocorre no Ginásio Joaquim Prestes, neste domingo, juntamente com a competição estadual da modalidade, coordenada por Cubas.
A competição teve início às 9h e segue ao longo de todo o dia. Dez áreas estão montadas com lutas simultâneas nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, e máster, das faixas branca a preta. De acordo com a organização, esse é o maior evento da modalidade realizado no interior do Paraná.