Luan tem dificuldades de aprendizagem e comunicação, mas encontrou nas artes marciais o instrumento para superar qualquer limitação. Neste domingo (20), ele subiu no podium como campeão de Jiu-Jitsu, na 2a Etapa do Paranaense que está acontecendo no Ginásio Municipal de Esportes Professor Joaquim Prestes, o Joaquinzão, em Guarapuava.
De acordo com o Capitão Cristiano Cubas, organizador do evento, Luan é um exemplo de superação e de inclusão pelo esporte.
“O fato dele necessitar de cuidados especiais não impossibilitou que Luan lutasse hoje de igual para igual com seus adversários e se tornar campeão”.
Segundo o Capitão Cubas, o talento do jovem, de origem humilde, foi descoberto no Projeto Campeões da Vida, no 16o Batalhão de Polícia Militar. Há sete anos, o atleta frequenta a academia vencendo, não apenas as lutas, mas também o preconceito. “Como professor, me sinto com o dever cumprido”.
Luan mora na Vila São João e, diariamente, atravessa a cidade, a pé, para sair do Bairro Santa Cruz e chegar ao Bonsucesso, onde está localizada a academia onde o professor Cubas dá aulas.
“Não sabemos a dimensão da superação deste guerreiro. Parabéns campeão Luan”.