22/08/2023


Região

Hemocentro de Guarapuava necessita de doadores

Dois pacientes idosos necessitam de doações de tipagem sanguínea ‘O negativo’

blood donor

O Hemocentro Regional de Guarapuava está solicitando doadores de sangue do tipo ‘O negativo’. De acordo com informações repassadas ao Portal RSN, a entidade está com dois pacientes idosos utilizando o estoque. Além disso, esta tipagem sanguínea ocorre em menor número na população, por isso requer uma necessidade ainda maior de solicitações neste período pré-feriado.

Segundo a direção do Hemocentro, a incidência de doações apresenta queda em épocas frias. Desse modo, as buscas por estoque são reforçadas e necessitam da colaboração de toda a comunidade.

Em Guarapuava, o Hemocentro Regional atende das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado e apresentar documento de identificação com foto.

Mais informações pelo telefone (42) 3622-2819.

CONDIÇÕES PARA DOAR

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo