O jornal O Globo divulgou no final da manhã desta sexta feira (25) a informação de que o presidente Michel Temer vai apelar às Forças Armadas para controlar a greve nacional dos caminhoneiros. Além das Forças, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar também devem atuar “onde for possível”. A informação foi confirmada ao Globo por fontes no governo.
“A situação de abastecimento é grave. Acordo de ontem ainda não produziu sinais de que o movimento cedeu. A desobstrução agora é inadiável e tem que ser feita rapidamente” disse um interlocutor do governo ao jornal.
Ainda segundo O Globo, o Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, determinou a imediata mobilização de todo o efetivo da força para ser empregada tão logo o presidente Michel Temer realize o pronunciamento oficial, anunciando formalmente a operação de desobstrução das rodovias ocupadas pelo movimento de caminhoneiros.
O Comando do Exército ainda não foi comunicado formalmente pela Presidência, mas diferentes batalhões espalhados pelo país já foram mobilizados. O Portal RSN ainda não conseguiu confirmar se o 26º Grupo de Artilharia de Campanha (26º GAC) já foi acionado para participar da suposta operação, em Guarapuava.