22/08/2023
Segurança

Polícia Ambiental flagra área de desmatamento no interior de Guarapuava

Denúncias apontaram o crime ambiental

desmate

Pinheiro araucária “desdobrado” (Foto: Polícia Ambiental)

Uma área de desmatamento foi identificada pela Polícia Ambiental na comunidade São Francisco, no distrito de Guairacá, em Guarapuava, após denúncias.

De acordo com a polícia, foram encontrados 63 pés de pinheiro araucária, sete xaxins e três imbuias em meio a floresta secundária do bioma Mata Atlântica em seu estágio avançado de regeneração. Também foi constatado, em outra área com 5,7 hectares, na mesma propriedade, corte isolado de pinheiros (Araucaria angustifolia) em área de pasto; corte seletivo de araucária; imbuia e outras espécies não identificadas, assim como roçada de sub-bosque, ficando algumas árvores em pé e ainda com corte raso.

Segundo a Polícia Ambiental, em todas as áreas percorridas, foi encontrado um total de 12 toras de araucária, totalizando 7,57 metros cúbicos e algumas madeiras de araucária desdobradas com motosserra, o equivalente a 36 ripões, dois mourões, 22 vigotes, seis tábuas e quatro pranchões totalizando 1,44 metro cúbico.

“Praticamente a totalidade das araucárias e todas as imbuias desdobradas já não se encontravam mais no local e os danos ambientais citados se deram fora de área de preservação permanente”. De acordo com a polícia, como não foi encontrado ninguém no local, a equipe conseguiu informações com um morador próximo, o qual relatou quem seria o proprietário do local.

Na casa, a esposa do dono da área desmatada disse que ele estava viajando e que e comprou o local recentemente. A mulher não apresentou a autorização florestal do órgão ambiental competente. O proprietário foi a não dar continuidade aos desmates e a não utilizar a área desmatada para fins agrossilvopastoril até decisão da autoridade competente. O material desdobrado e as toras foram apreendidos e ficarão depositados no local do dano sob responsabilidade do proprietário até decisão da autoridade competente.

Será encaminhado oficio a Delegacia de Polícia Civil de Guarapuava e ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que sejam tomadas as devidas providências.

A Polícia Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas através do telefone 181 ou pelo e-mail: denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.