22/08/2023
Paraná

Hortigranjeiros voltam a aparecer nos supermercados

Com exceção de Curitiba, Ceasas do Paraná atendem neste feriado de Corpus Christi

Hortifrutti

Ceasa de Curitiba (Foto: Ceasa)

As Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Paraná retomaram as atividades com hortigranjeiros. O guarapuavano também sentirá o reflexo dessa reabertura, já que parte dos produtos que abastecem os supermercados da cidade são de fora.

“Já encontrei legumes e verduras fresquinhos”, comemora dona Alicia Fagundes, num dos mercados existentes na Avenida Rubem Siqueira Ribas, que dá acesso ao Jordão, em Guarapuava, na manhã desta quinta feira (31).

Já na madrugada de quarta feira (30), o mercado da Ceasa Curitiba abriu às 4h30 sem incidentes causados pelo movimento de paralisação dos caminhoneiros. Nas Ceasas de Maringá e Cascavel, os bloqueios nas proximidades das entradas também foram desfeitos nesta manhã.

A governador Cida Borghetti (PP) capitalizou a liberação das rodovias paranaenses.

“Destacamos o empenho do Governo do Estado, através do apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, em nos auxiliar de forma conjunta e integrada a resolver esses entraves que estavam causando o desabastecimento dos nossos mercados e sérios prejuízos aos produtores, comerciantes e ao público em geral”, destacou o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza. A estimativa é de que, por dia, a unidade de Curitiba deixou de movimentar cerca de R$ 3,7 milhões.

Souza acredita que a partir de amanhã, sexta (1º), esses números aumentarão gradativamente. “Na conversa com os produtores que atuam na unidade e permissionários atacadistas, a previsão é de que no meio da próxima semana, entre terça e quarta-feira, o mercado já esteja normalizado”, afirma o diretor-presidente da Ceasa.

A maior oferta de hortigranjeiros também deve refletir nos preços. “Com as dificuldades causadas pelos bloqueios nas estradas, várias cargas de hortigranjeiros, entre outros itens, ficaram retidas. Com menor oferta e demanda, as cotações para os produtos são reajustadas. Porém, tão logo o mercado fique abastecido, os preços voltam a ficar estabilizados”, diz Aldo Banaze, que produz bananas em Garuva, no Litoral do Estado, e que comercializa em boxes na Ceasa Curitiba.

CORPUS CHRISTI 

As Ceasas de Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu abrem nesta quinta (31) para favorecer o abastecimento em suas respectivas regiões. Em Curitiba a unidade estará fechada.

A movimentação de produtores, atacadistas e compradores deve aumentar e auxiliar na normalização da oferta e comercialização de hortigranjeiros nos próximos dias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.