O setor educacional de Guarapuava perde uma das professoras pioneiras, Adélia Kluber Gonçalves, 95 anos de idade. Ela faleceu às 21h desse domingo, em casa. O velório está acontecendo na Capela Mortuária Santa Cruz e o sepultamento será às 16h desta segunda feira (18), no Cemitério Municipal Central.
Considerada um dos ícones da educação da sua época, a professora Adélia começou a lecionar aos 14 anos de idade, ainda num grupo escolar que, mais tarde se transformou na casa onde morava. Conhecida e lembrada pela educação rígida que transmitia aos alunos, cuja lição que ficou foi a disciplina, a professora ia muito além do ensinamento das tradicionais disciplinas.
“Ela nos ensinou pintura, artesanato, noções de etiqueta. Nos levava para fazer piquenique à beira do rio e nos mostrava as nuances das cores de uma folha, por exemplo. Ela amava desenhar e fazia muito bem. Como tenho saudade da minha primeira professora”, disse Olympia Esteche, 85 anos, que foi sua aluna.
“Ela foi uma grande pessoa, e uma grande professora. Deve ter alguém que se iguale a ela, mas que não a supere. Foi uma professora que amava os seus alunos e que foi muito amada. Não tenho palavras para descrevê-la”, diz Dolores Esteche Martins, 87 anos, que também foi sua aluna.
“Ela dava aula numa salinha e depois passou para uma casa”, relembra.