Todos e todas pela equidade de gênero. É sob esta perspectiva que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, capitaneada pela jornalista Priscila Schran, deu o ponta pé inicial para o projeto Cidade 50/50, uma iniciativa que elenca doze propostas organizadas em seis áreas do município com o objetivo de tornar o terceiro planalto um local mais democrático, onde a participação da mulher em todos os setores seja uma realidade. O projeto, inclusive, foi inspirado na ONU Mulheres, entidade ligada às Nações Unidas que luta pela igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), as seis áreas de atuação referem-se a Governança e Financiamento, Empoderamento Econômico, Participação Política, Educação para Igualdade, Enfrentamento à Violência contra Mulher e Saúde. Esses pilares devem ser o norte de diversas ações guarapuavanas que estimulem e permitam o empoderamento feminino no território das cidades, nas esferas pública e privada, na economia, política, no ambiente de trabalho, na saúde, na educação, na cultura, no lazer, na mobilidade, no transporte público e em outras áreas de incidência na cidadania. Somente a partir da execução e exercício pleno do empoderamento feminino nessas áreas fundamentais da sociedade é que podemos comemorar a vivência da equidade de gênero no país, começando por Guarapuava.
“Um país só consegue ter o desenvolvimento pleno quando suas políticas atendem a toda a população. Nosso país é composto 50% por mulheres, portanto, a equidade de gênero é um pilar fundamental para o desenvolvimento pleno da nação”, reforça a secretária.
Para buscar meios financeiros de viabilizar a execução do projeto Cidade 50/50 em Guarapuava, Priscila esteve em Brasília na última semana apresentando o trabalho desenvolvido em Guarapuava, o anseio pelo novo projeto e a importância fundamental do exercício de políticas públicas voltadas a igualdade entre os gêneros. Na mesma ocasião, segundo a secretária, o deputado federal Aliel Machado sinalizou a aplicação de uma emenda parlamentar para a implantação do projeto.
“Visitamos a ONU Mulheres para pedir apoio ao projeto e ainda tivemos duas reuniões, uma com a secretária nacional de políticas públicas, Aparecida Moura, e outra com os deputados federais Aliel Machado e Alex Canzini. Em ambas, destacamos as atividades da secretaria em Guarapuava e fizemos uma prestação de contas do que foi feito com recursos federais, para demonstrar que o nosso município aplica bem esses recursos”.
Ainda em Brasília, a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres participou do Seminário Internacional Equidade de Gênero: Representação Política de Mulheres – Diálogo Países Nórdicos, Brasil e América Latina, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ONU Mulheres, Flacso, Clacso, Eurosocial e Embaixadas dos Países Nórdicos. O tema abordado ressaltou a trajetória da representação política das mulheres no Brasil e América Latina, bem como a experiência específica dos países nórdicos.