22/08/2023


Guarapuava Saúde

4 mil doses de vacina contra a gripe estão disponíveis para a população, em Guarapuava

No terceiro planalto, campanha imunizou 38.279 pessoas do grupo de risco

campanha da gripe

Toda a população guarapuavana pode se vacinar contra a gripe a partir de hoje (25). A informação foi repassada pela Secretaria de Comunicação (Secom), que relatou a disponibilidade de imunização contra o vírus, por parte da Secretaria de Saúde Municipal. De acordo com a Secom, aproximadamente 4.000 doses de vacina são ofertadas. O montante é remanescente da campanha de vacinação que se encerrou na última sexta feira (22).

Assim como durante a campanha nacional, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava, até que o estoque remanescente chegue ao fim. Para se vacinar, os pacientes devem apresentar o cartão do Sistema único de Saúde (SUS), um documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação. O atendimento das UBS é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três vírus diferentes, sendo eles causadores da gripe H1N1, H3N2 e Influenza B.

De acordo com a chefe de Departamento de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade, a ação segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde. “É importante lembrar que a vacina ainda estará disponível para o público-alvo, mas agora não de forma exclusiva”.

Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde aplicou um total de 38. 279 doses aos integrantes do grupo de risco. O número reflete uma imunização menor do que a estipulada pela meta municipal, que 46.371 vacinações durante a campanha de 2018.

Dentro do grupo de risco, o total de imunizações contabilizou 70,83 % das crianças entre seis meses e dois anos. Até quatro anos, 50, 09% das crianças foram imunizadas. Trabalhadores da saúde alcançaram 85, 42%, mães em período pós-parto 89, 46%, gestantes 72, 18%, idosos 90, 57% e professores 76, 41%.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo