22/08/2023
Guarapuava Região Segurança

Mais crimes ambientais são flagrados em Guarapuava e região

Em um dos flagrantes, no Faxinal dos Elias, polícia encontrou pele de puma recém-abatido

madeira-ilegal-inácio-martins

Pele de puma encontrada em localidade de Guarapuava (Foto: Polícia Ambiental/Divulgação)

Do começo da semana para cá, a Polícia Ambiental voltou a realizar mais flagrantes de crimes ambientais. Desta vez, os registros são de caça ilegal e de porte irregular de madeira. Os casos dessa semana foram registrado em Guarapuava e em Inácio Martins.

Leia também: Onze áreas de desmatamentos ilegais são flagradas no Jordão, em Guarapuava

Em Guarapuava, o caso foi atendido pelo batalhão da Polícia Ambiental do município na última segunda feira (25), na localidade de Faxinal dos Elias. Em vistoria, foram encontrados diversos itens utilizados para a pratica de caça, entre eles, 960 gramas de esferas de chumbo, 23 espoletas, 177g de pólvora, um sacador de espoleta, dois socadores de pólvora, dois cartuchos vazios de calibre. 36 e um intacto, dois cartuchos de calibre. 357 e treze cartuchos de calibre. 28. No local, também foram encontrado armadilhas para captura de diversas espécies, além de uma ave, espécie Gavião, abatida e pele de uma onça da espécie ‘Puma concolor’. Segundo a polícia, no caso do puma, a pele ainda exalava mau cheiro, apresentando traços de que o animal teria sido abatido há pouco tempo.

O proprietário da residência recebeu voz e prisão e foi encaminhado à 14ª Subdivisão Policial (SDP) de Guarapuava. Ele foi autuado por posse irregular de munição e acessórios de arma de fogo.

INÁCIO MARTINS

(Foto: Polícia Ambiental/Divulgação)

Em Inácio Martins, município da região de Guarapuava, a ocorrência foi atendida pelo posto da Polícia Ambiental de Vila Velha. Uma equipe vistoriou uma madeireira do município, onde foram constatadas irregularidades ambientais como fazer funcionar empresa potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente. No local foi encontrado armazenado de 115 toros de pinheiro (Araucária angustifólia), totalizando 64,27 metros cúbicos, e madeira beneficiada de caibros, ripas e tábuas, totalizando 2,943 metros cúbicos. Como no momento da fiscalização ambiental o proprietário não apresentou autorização ambiental da empresa e nem nota fiscal e Documento de Origem Florestal (DOF) da madeira, foi lavrado Termo Circunstanciado de Infração Penal. Foi encaminhado ofício ao escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Irati para providencias na esfera administrativa.

No local, foi encontrado, ainda, dois caminhões carregados com toros de pinheiro araucária. O proprietário da empresa foi orientado e advertido verbalmente que a referida madeira irregular fica sob sua responsabilidade até decisão da autoridade competente.

A Polícia Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas através do telefone 181 ou pelo e-mail: denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.