O reajuste de 15,06% na taxa de energia elétrica residencial dos guarapuavanos, anunciado pela Energisa, passar a valer a partir desta quinta feira (12). Para as indústrias do terceiro planalto o reajuste será de 16,74%. De acordo com a concessionária do setor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o índice de reajuste tarifário da Energisa Sul-Sudeste no início de julho. No dia 21 de junho, a Energisa divulgou que Guarapuava não sofreria reajuste. Este aviso, porém, era referente ao primeiro anúncio de aumento feito pela Aneel e que influenciava apenas clientes da Copel.
Os clientes de baixa tensão correspondem a 70,70% dos consumidores da Energisa Sul-Sudeste. De acordo com a concessionária, do valor total reajustado, a maior parte diz respeito à compra de energia e não fica com a distribuidora.
“A compra de energia teve impacto maior no reajuste tarifário deste ano (13,30%) em função da situação hidrológica mais seca vivenciada no país nos últimos meses, que provocou maior acionamento de usinas termelétricas, que têm custo de energia mais caro, e do efeito da nova Receita Anual Garantida (RAG) calculada pela ANEEL para as usinas repactuadas. Do total reajustado apenas 0,24% ficarão com a distribuidora”, explicou a empresa, em nota.