Antônio Hamilton Mourão, mais conhecido como General Mourão, estará em Guarapuava para ministrar uma palestra intitulada “Os Desafios de uma Nação”. O general da reserva é conhecido por posicionamentos polêmicos, como quando sugeriu uma nova intervenção militar como possível solução para a crise política instaurada no Brasil.
O evento em Guarapuava é promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e ocorrerá no dia 9 de agosto, a partir das 20h, no Sindicato Rural de Guarapuava, que apoia o evento junto a Sociedade Rural. O evento acontecerá no anfiteatro da entidade sindical, no bairro Trianon.
A palestra é gratuita e aberta população, mas, para participação, é necessário realizar inscrição antecipada pelo e-mail palestrasparana@gmail.com.
POLÊMICA
Depois das declarações sobre uma nova intervenção militar, e, também, críticas ao presidente Michel Temer, Mourão foi afastado do cargo de secretário de Economia e Finanças do Exército. Em seguida, antecipou a sua aposentadoria da caserna e, em maio deste ano, se filiou ao PRTB, de Levy Fidelix.
Em entrevista recente à Gazeta do Povo, Mourão afirmou não se arrepender de ter dado as declarações e complementou dizendo que está disponível para compor um possível governo de Jair Bolsonaro, caso o pré-candidato do PSL seja eleito presidente. O general de reserva disse, ainda, que não disputará nenhum cargo nas eleições de outubro, desmentindo alguns boatos que surgiram meses atrás e que ganharam força no meio político nacional.
Apesar de já ter se envolvido em polêmicas pelo declarado interesse em uma intervenção militar, durante a greve dos caminhoneiros deste ano, o general contradisse seu posicionamento, alegando que “intervenção militar não é varinha mágica”. A declaração foi dada em Porto Alegre e ganhou repercussão nacional através de uma reportagem divulgada pela Veja.