Da redação (com assessoria) – O governador Orlando Pessuti assinou, nesta sexta-feira (14), o decreto que autoriza a criação de um campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no município de Ivaiporã, região do Vale do Ivaí. "Este campus é um sonho antigo de toda região e vai possibilitar o ensino público, gratuito e de qualidade para todos que moram no Vale do Ivaí e que por diversas razões não podiam sair para estudar", afirmou o governador.
O secretário de Ciência e Ensino Superior, Nildo Lubke, afirmou que a criação do campus da UEM em Ivaiporã demonstra o compromisso do governador Orlando Pessuti com a Educação. "O Governo do Paraná tem investido cada vez mais em educação e a criação deste campus é prova disso", disse Lubke.
Com as disciplinas de História, Educação Física e Serviço Social o campus de Ivaiporã deve iniciar suas aulas já no segundo semestre deste ano. De acordo com o reitor da UEM, Décio Sperandio, a universidade possui hoje 52 cursos de graduação, 31 de mestrado e 17 de doutorado. "Desde 2005 trabalhávamos na estruturação desse campus, que vai iniciar ainda este ano seus trabalhos. É uma grande conquista para toda a universidade e para a região do Vale do Ivaí”, disse o reitor.
"Estamos em uma das regiões mais pobres do Estado e temos certeza de que a universidade vai ajudar a mudar a realidade do nosso município", contou o prefeito Cyro Fernandes Correia Junior. "Nenhum outro investimento poderia ser mais importante que o investimento em educação", ressaltou.
A solenidade contou com a presença dos professores e funcionários da Universidade Estadual de Maringá que irão trabalhar no novo campus além da presença dos deputados estaduais Alexandre Curi e Enio Verri.
ASSINATURAS – O governador também assinou o convênio de repasse de recursos financeiros ao Instituto Bom Jesus de Ivaiporã. Com o convênio, o Governo do Paraná irá repassar R$ 80 mil para o atendimento da população e recebeu a escritura de doação do terreno para a construção da 22 Regional de Saúde de Ivaiporã e suas correlatas.
"Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população em todas as áreas", disse o governador. "Esses recursos irão auxiliar nos exames que realizamos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Instituto. Irá dar mais qualidade a saúde da população carente atendida", garantiu Seizi Kawano, presidente da instituição