22/08/2023
Educação

UTFPR -Critérios técnicos nortearam definição dos cursos, diz Cesar Filho

imagem-16254

 

A definição dos cursos que serão sugeridos no projeto de implantação do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Guarapuava, por parte da comissão de trabalhos criada para elaborar o projeto, dá início a uma nova faze na luta pela implantação da Universidade Tecnológica em Guarapuava. A opinião é do presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que faz parte da comissão.
Os seis cursos que foram sugeridos pela comissão são: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (ensino superior – bacharelado); Mecatrônica Industrial e Sistemas para Internet (nível tecnológico); Design de Móveis e Interiores e Agroindústria (nível técnico). As sugestões serão submetidas à avaliação da reitoria da UTFPR para, posteriormente, serem definidos quais são os três cursos que constarão no projeto definitivo da implantação do campus.
De acordo com Cesar Filho, para se chegar a esta definição foram realizadas inúmeras pesquisas técnicas e levado em consideração diversos fatores como, a tradição da UTFPR na área tecnológica e de engenharias, a oferta de cursos na região, a vocação regional e planejamento de desenvolvimento futuro. ?Acredito que fizemos boas escolhas. Para se chegar a esses cursos foram muitas reuniões, muita conversa entre os membros da comissão, entidades de Guarapuava e a própria reitoria da universidade tecnológica?, destacou.
O presidente do PPS lembrou que esses seis cursos são apenas sugestões que serão encaminhadas a reitoria da UTFPR. ?Esta é a nossa sugestão e ela será submetida à apreciação da UTFPR. Somente depois que a universidade der seu parecer é que vamos ter exatamente quais cursos serão colocados em definitivo no projeto?, frisou.
De acordo com Cesar Filho, desses seis cursos deverão ser escolhidos três para comporem o projeto. ?A escolha de quais cursos serão e também quais suas modalidades [superior, tecnológico ou técnico], caberá a reitoria da UTFPR, portanto poderá ser três cursos desses seis apresentados ou até mesmo podem ser sugeridos cursos diferentes dos que constam na nossa lista?, detalhou enfatizando que esses serão os primeiros cursos oferecidos e que, após a implantação da universidade em Guarapuava, novos cursos poderão ser criados, atendendo a outras áreas de conhecimento.
Paralelamente aos trâmites legais do projeto de implantação do curso, o deputado Cezar Silvestri segue em busca de apoio político par ao projeto de Guarapuava. ?É necessário que uma grande articulação política seja feita para auxiliar que o projeto que será apresentado à UTFPR e posteriormente ao Ministério da Educação. Nesse sentido, o deputado Cezar Silvestri, tem feito um trabalho muito grande, junto às lideranças políticas estaduais para fazer com que todos nossos representantes em Brasília apóiem nosso projeto?, destacou.
 
Foto: De acordo com Cesar Silvestri Filho, para definir os cursos foram analisadas, a vocação da UTFPR, demanda, planejamento estratégico e aspectos regionais

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.