Quem quiser ter acesso a livros de graça basta ir até o Campus Santa Cruz da Unicentro, nos próximos dias, durante a II Feira das Traças. O evento começou nesta terça feira (7) e segue até o dia 31 de agosto. O ideal mesmo é que as pessoas façam uma troca, também doando livros, revistas, xerox, enciclopédias, jornais e apostilas. Tudo isso está à disposição no hall de entrada do campus e foi arrecadado ao longo de dois meses.
Um dos objetivos da Feira é a economia solidária, ou seja, substituir o lucro, a acumulação e a competição por cooperação e solidariedade. Valorizando sempre os recursos da natureza que serão utilizados de forma sustentável. Além de incentivar a leitura por parte dos alunos, também há possibilidade de abrir as portas para a comunidade, expandindo o alcance do objetivo principal: a construção e o acesso ao conhecimento. As doações foram feitas por acadêmicos, funcionários, professores, departamentos e setores da Unicentro, além de outros órgãos como a Pontifícia Universidade Católica – Paraná e o Instituto Federal do Paraná Campus Pitanga.
A Feira é organizada pela Direção do Campus Santa Cruz, a partir de reuniões do Conselho Consultivo, onde os alunos e a direção conversam para traçar estratégias que serão desenvolvidas durante o ano, conforme destacou o diretor do Campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas.
“Nós percebemos essa demanda dos alunos e resolvemos organizar em conjunto com eles, algo que possibilitasse essa troca. A Feira foi bem recebida e a proposta é que se torne uma atividade permanente no calendário universitário”.
O estudante do 3º ano de História Matheus Sibioni, avalia o progresso da Feira em relação ao ano passado.
“Eu vim de manhã na feira e estou voltado agora a tarde. Esse ano está ainda melhor, mais diversificado, com mais materiais. Eu peguei três livros, mas também precisa deixar para os outros”, comenta.