22/08/2023
Política

Ministros chamam Silvestri para falar sobre a UTFPR

imagem-16534

Da redação – Não durou um dia a tentativa do prefeito Fernando Ribas Carli de manipular,em seu favor, a instalação da Universidade Tecnológica Federal em Guarapuava. Dois ministros da República – Paulo Bernardo, do Planejamento, e Fernando Haddad, da Educação – chamaram o parlamentar guarapuavano Cezar Silvestri para uma reunião nesta quarta-feira, ás 15 horas, em Brasília. Objetivo: definir detalhes para encaminhar a implantação dos cursos, que já tem infra-estrutura assegurada através da Unicentro.
Da reunião, também participará a paranaense Gleisi Hoffmann, esposa do ministro Paulo Bernardo, que entrou na campanha pró-Universidade Tecnológica em Guarapuava após participar de um encontro com o deputado Cezar Silvestri e a diretoria da UTFPR, em Curitiba.
Um dos principais objetivos da audiência desta quarta-feira foi tratado na reunião com os reitores da UTFPR: pedir ao governo a liberação de professores e servidores para o futuro campus de Guarapuava, um dos últimos requisitos necessários para o funcionamento dos cursos. Inicialmente, a Universidade funcionaria em salas cedidas pela Unicentro, possivelmente no Cedeteg, até que a Prefeitura se livre da "especulação imobiliária", segundo palavras do prefeito Fernando Ribas Carli, e compre um terreno para construção da sede própria.
A expectativa de Silvestri é de que seja possível, já no encontro desta quarta-feira, conseguir o apoio do Ministro da Educação e o comprometimento do governo federal de apoiar o projeto de implantação da UTFPR. A reunião é mais um importante passo na luta pela instalação da UTFPR em Guarapuava, entre muitas iniciativas tomadas nesse caminho pelo deputado Cezar Silvestri.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo