Da redação – Além do encontro desta quarta-feira (26) com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o secretário-executivo do Ministério da Educação, Guilherme Paim, o deputado federal Cezar Silvestri empreende uma batalha no Congresso Nacional para aprovação de uma emenda ao Orçamento da União, de R$ 3 milhões, para a construção da sede própria da Universidade Tecnológica em Guarapuava.
Para conseguir o apoio dos demais parlamentares, Silvestri vem realizando diversos contatos, um a um, para conseguir o compromisso de voto favorável. “Já conversei com todos os nossos deputados federais e expus o nosso projeto e consegui o apoio de todos à nossa luta. Sabemos que além de todos os tramites burocráticos é preciso fazer uma grande articulação política, pois isso irá garantir apoios
para que o nosso projeto seja aprovado”, enfatizou Silvestri.
Enquanto o deputado trabalha em Brasília para reunir forças políticas, uma comissão foi criada em Guarapuava pra elaborar a proposta de implantação do Campus. A coordenação técnica dos trabalhos ficou com uma equipe de professores da Unicentro, que estão concluindo toda a parte de redação e embasamento técnico e científico do projeto.
Após diversos encontros, ficou estabelecido, pelos membros da comissão que constará no projeto, sugestão de seis cursos em níveis de bacharelado, tecnológico e técnico. São eles: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (ensino superior – bacharelado); Mecatrônica Industrial e Sistemas para Internet (nível tecnológico); Design de Móveis e Interiores e Agroindústria (nível técnico). As sugestões serã
submetidas à avaliação da reitoria da UTFPR para, posteriormente, serem definidos quais são os três cursos que constarão no projeto definitivo da implantação do campus.