22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava Paraná

Unicentro volta a oferecer acompanhamento psicológico para acadêmicos

Parceria com a Guairacá permitiu a retomada dos atendimentos. Interessados deverão procurar a Coordenadoria de Apoio ao Estudante

concurso-unicentro-pr

Uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Faculdade Guairacá permitiu que a Unicentro volte a oferecer atendimento psicológico para os acadêmicos da instituição. A retomada deste acompanhamento especializado prevê a contratação de um psicólogo por parte da Guairacá.

De acordo com o diretor geral da Guairacá, Juarez Matias Soares, a partir do ano que vem, o profissional que atenderá os acadêmicos da Unicentro passará, também, a atuar como supervisor de estágios dos acadêmicos do curso de psicologia.

“Uma oportunidade para nossos alunos de psicologia. Estaremos aqui junto com a universidade, aprendendo nessa troca, nesse intercâmbio de informações. Então, para nós, se transforma em uma grande oportunidade”, avalia.

O atendimento psicológico é ofertado nos três campi universitários: Cedeteg, Irati e Santa Cruz. Os acadêmicos que necessitarem de atendimento devem procurar a Coordenadoria de Apoio ao Estudante e agendar um horário. O atendimento será realizado pela psicóloga Daniele Coelho, que já havia atuado no serviço de escuta, orientação e aconselhamento psicológico da Unicentro.

Segundo Daniele, os problemas enfrentados pelos acadêmicos são variados e exigem cuidado e atenção. Em casos de necessidades específicas, esses estudantes são encaminhados para acompanhamento externo.

Um número alarmante de estudantes universitários sofre de algum mal emocional, como estresse, ansiedade, depressão, dificuldades de adaptação. É fundamental que a temática da saúde psíquica seja trabalhada de maneira conjunta pelas instituições de ensino superior.

De acordo com o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o convênio com a Faculdade Guairacá é extremamente significativo, principalmente frente a demanda da instituição. Segundo ele, já existia uma lista de 50 estudantes que aguardavam por esse tipo de atendimento na universidade.

“Se a gente consegue com isso fazer com que os estudantes permaneçam nos cursos, com que os estudantes sejam corretamente encaminhados para o devido e adequado tratamento, sem dúvida nenhuma, nós estamos cumprindo com bastante êxito aquilo que se espera de um programa como esse”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo