22/08/2023
Política

SILVESTRI ANUNCIA: UTFPR começa a funcionar em março de 2011

imagem-16604

Da  redação – O deputado federal Cezar Silvestri saiu agora pouco (16h20) da reunião no Ministério da Educação, em Brasília, e anunciou que a Universidade Federal Tecnológica deverá entrar em funcionamento até março de 2011. Todos os detalhes foram acertados, fechando um ciclo de negociações iniciadas por Cezar Silvestri e que tiveram apoio de amplos setores da sociedade guarapuavano, por iniciativa do próprio parlamentar.

A reunião foi realizada na sede do Ministério da Educação, com as presenças do secretário-executivo da Pasta, Enrique Paim, a advogada paranaense Gleisi Hoffmann (esposa do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e uma grande incentivadora do projeto), e do secretário do Ministério do Planejamento, anto o Ministerio do Planejamento quanto o Ministério da Educação deram seu total apoio para a implantação do projeto. No primeiro ano, a Universidade vai funcionar nas instalações do Cedeteg, cedidas pela Unicentro. Neste período, a Prefeitura de Guarapuava deverá providenciar a desapropriação e compra de um terreno para construção da sede própria.Leones Dal´Agnol. O prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, também compareceu.

Tanto o Ministério do Planejamento quanto o Ministério da Educação deram seu total apoio para a implantação do projeto. No primeiro ano, a Universidade vai funcionar nas instalações do Cedeteg, cedidas pela Unicentro. Neste período, a Prefeitura de Guarapuava deverá providenciar a desapropriação e compra de um terreno para construção da sede própria.

Para isso, o deputado Cezar Silvestri já apresentou uma emenda de R$ 3 milhões no Orçamento da União. O ministro Paulo Bernardo antecipou, porém, que irá complementar com outros recursos do Tesouro Nacional o que for necessário para a conclusão das obras propostas por Cezar Silvestri. De sua parte, o Ministério da Educação se comprometeu a fazer, em caráter de urgência, o remanejamento de professores e servidores federais para atuarem na Universidade Tecnológica, até que ocorra contratação efetiva por concurso público.

De sua parte, o Ministério da Educação se comprometeu a fazer, em caráter de urgência, o remanejamento de professores e servidores federais para atuarem na Universidade Tecnológica, até que ocorra contratação efetiva por concurso público.

Os diretores da Universidade Federal de Curitiba também estiveram presentes. Eles se comprometeram a encaminhar o projeto da UTFPR/Guarapuava, que está sendo concluído por uma comissão coordenada pela Unicentro, para que o MEC aprove em tempo hábil.

Seis cursos estão sendo sugeridos pela comissão: Engenharia mecanica, Engenharia Civil, Sistema para Internet, Mecatronica Industrial, Design de Móveis e Interiores e Agronegócio, nos três níveis (bacharelado, tecnológico e técnico) .

Na próxima segunda-feira, uma comitiva com Cezar Silvestri, Gleisi Hoffmann e diretores da UTFPR/Curitiba vêm a Guarapuava para vistoriar o terreno a ser desapropriado pela Prefeitura e as instações do Cedeteg onde os cursos efetivamente irão funcionar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo