Da redação – A participação do pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB) no debate entre “presidenciáveis”, realizado nesta terça-feira, 25/05, em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), rendeu uma boa notícia ao setor de saneamento básico brasileiro: a eliminação do pagamento do PIS/Cofins pelas empresas de água e esgoto, a partir do dia 2 de janeiro de 2011, caso seja eleito ao cargo público mais importante do país. A promessa foi feita ao vivo e para todo o Brasil. O debate foi transmitido pelo site da CNI, onde ainda pode ser assistido. Basta acessar www.presidenciaveis.cni.org.br/eventodigital.
"É uma medida tão simples. Eu anuncio: se for eleito, no dia 2 de janeiro, terá um projeto eliminando PIS e Confins do financiamento de obras de saneamento", garantiu José Serra, considerando "irracional" o aumento da tributação no setor de saneamento básico. "Vocês sabem de quanto foi o aumento dos impostos sobre os investimentos em saneamento básico neste governo? Subiu de 3,5% para 7%. Por ano, esse aumento significa R$ 2 bilhões que poderiam ser investidos", frisou o pré-candidato.
Segundo a Associação das Empresas Estaduais de Saneamento Básico (Aesbe), se essa promessa, de fato, for cumprida, o saneamento básico será desonerado em praticamente R$ 2 bilhões. Esse valor será reinvestido em mais obras, em mais programas sociais e também ações que possibilitem a universalização dos serviços de abastecimento público e esgotamento sanitário.
O debate também contou com a participação das pré-candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV).