22/08/2023


Fuca: a emoção de compor

RAYSSA BRAGA FOTO 1 27_09 (1)

Tão João (Foto: Rayssa Braga/Unicentro)

A última noite das eliminatórias do Festival Unicentro da Canção (Fuca) ocorreu nesta quinta feira (27), na Unicentro Campus Santa Cruz. O festival contou com 20 apresentações nas categorias interpretação e composição. Nesta sexta (28), os finalistas irão se apresentar às 19h no Auditório Francisco Contini. São nove finalistas do Fuca para cada categoria e mais quatro participantes do Festival Canta Aí, que aconteceu no Campus de Irati em agosto.

Uma das maiores dificuldades da maioria dos músicos são as composições, e no Fuca o público pôde acompanhar 20 bandas que subiram ao palco com suas próprias canções. A banda formada em fevereiro deste ano, Tão João, subiu ao palco com a música “Vai nevar de novo”, composta especialmente para o evento deste ano. A música foi pensada para relembrar o momento da neve em Guarapuava, que aconteceu em 2013.

“Não tento seguir regra ou padrão” disse Lucas, vocalista da banda e idealizador da letra. “Após eu mostrar a letra para eles, nos reunimos e fizemos a harmonia juntos, cada um no seu instrumento”, completa.

Já a banda Palhetas Perdidas, que estão juntos há mais de 3 anos, subiu ao palco com a música no estilo rock “Máquina de fazer amigos”, para relembrar e homenagear os amigos que participam de um movimento de carros antigos na cidade.

Palhetas Perdidas (Foto: Rayssa Braga/Unicentro)

“Fiz vários amigos nesses eventos. Quem nunca começou uma amizade com a frase: fusca azul?”, disse Felipe Borges vocalista da banda. Em tom de animação, ele expôs que a música veio do nada e que os amigos ajudaram a harmonizar a nova letra.

Os finalistas voltam a se apresentar nesta sexta (28), concorrendo a prêmios de até dois mil reais para os primeiros colocados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo