O professor Gilberto Grzeszezeszyn, de Guarapuava, acompanha o processo eleitoral e político no país desde a sua juventude, com especial atenção ao alcance das políticas públicas, se estas chegavam até a população de baixo poder aquisitivo ou não.
“Vimos que de uns anos para cá as políticas públicas que atendiam os mais pobres foram cortadas, assim como os direitos trabalhistas, a partir de uma terceirização irrestrita que coloca em risco, tanto o rendimento, quanto a forma de trabalho”. Segundo o candidato a deputado federal (PT), 80% dos acidentes de trabalho envolvem terceirizados.
“Além disso, vivemos num país onde os recursos para a área da saúde estão congelados, sendo apenas corrigidos pelo índice da inflação pelos próximos 20 anos”.
Apresentando 13 propostas, que estão disponíveis em sua página, o Professor Gilberto observa que o vácuo de Guarapuava e região na Câmara Federal dificulta a viabilidade de convênios, emendas e outros tipos de benefícios para os municípios. “A minha candidatura a deputado federal foi uma oportunidade que surgiu, uma vez que o Dr Antenor decidiu-se por estadual. Tendo sido indicado pelo partido é uma oportunidade para contribuir com Guarapuava e região”. O candidato observa que Guarapuava está sem representante na Câmara Federal desde 2010 e que é preciso reverter essa situação. Ele também fala sobre a necessidade da reforma tributária, do incentivo ao esporte e cultura como instrumentos de geração de emprego e renda.
Com a campanha em Guarapuava e alguns municípios da região, o Professor Gilberto concentra os seus contatos em reuniões, coma parceria de “companheiros que cuidam da campanha pra mim, principalmente, na região”.
Com poucos recursos, ele disse que arrecadou R$ 950 numa “vaquinha”, outros R$ 15 mil do Fundo Partidário e “um pouco que coloquei do bolso”. Ele completa: “nossa campanha é baseada no diálogo e na defesa dos trabalhadores. Juntos, faremos um mandato coletivo, defendendo interesses da população”.