A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) melhorou seu desempenho em indicadores do Ranking Universitário Folha (RUF) de 2018, divulgado nesta semana. O crescimento mais significativo da instituição ficou no indicador de ensino. A Unicentro foi da 105º posição, alcançada em 2017, para o 85º lugar. O ranking avaliou 196 universidades brasileiras públicas e particulares.
Para compor a nota total da avaliação, o RUF 2018 dividiu os critérios em porcentagens de importância. 42% da nota foi referente à pesquisa, 32% para ensino, 18% no quesito mercado, 4% para inovação e 4% para internacionalização.
De acordo com o ranking, o critério de ensino, onde a Unicentro se destacou, é subdividido em professores com doutorado e mestrado, professores com dedicação integral e parcial, nota do Enade e avaliação dos docentes.
Segundo o RUF, levando em conta o resultado de todos os indicadores, a Unicentro aparece entre as 98 melhores universidades públicas do país. No ano passado, a instituição aparecia na 100º posição.
INOVAÇÃO
No ranking de inovação, a Unicentro foi a estadual do Paraná que mais cresceu: 18 posições no total. Saltou da 38º para a 20º melhor instituição do país.
De acordo com a organização do ranking, a categoria de inovação é composta por dois componentes: patentes e parcerias com empresas. O primeiro diz respeito ao número de patentes solicitadas pela universidade no período de 2007 a 2016 e o segundo é estabelecido pela quantidade de estudos, de 2011 a 2015, publicados pela universidade em parceria com o setor produtivo. Por isso, o trabalho desenvolvido na Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec) teve grande peso neste indicador.
DEMAIS INDICADORES
Em mercado, pesquisa e internacionalização, a Unicentro perdeu posições, mas manteve um bom desempenho. Em 2017, a instituição aparecia na 133º posição na categoria mercado. Hoje, caiu para o 134º lugar. Em pesquisa, caiu do 94º para o 96º lugar. O pior desempenho foi em internacionalização, onde a Unicentro foi da 136º posição para a 151º.
DESEMPENHO ESTADUAL
Nos resultados gerais, outras quatro universidades estaduais do Paraná também apareceram entre as 100 melhores universidades do país. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a melhor colocada do Estado, em 24º. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aparece em seguida, no 25º lugar. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) surge na 46º posição. Após, vem a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em 62º.