Da redação – O mau estado das estradas rurais e rodovias é apontado por prefeitos e produtores do interior do Paraná como uma barreira ao desenvolvimento social e econômico e fator determinante para os acidentes de trânsito que vitimam centenas de pessoas. A situação não é diferente no Sudoeste, onde o pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, percorreu 20 municípios em três dias, para discutir seu Plano de Governo. “O Sudoeste cresceu muito nos últimos anos, a população se multiplicou, mas as estradas são as mesmas de 30 anos atrás. É preciso prever investimentos para recuperar e melhorar a malha viária da região”, disse Richa, impressionado com o mau estado de conservação da estrada que liga Santo Antônio do Sudoeste a Barracão. “Não é possível que tantos jovens estejam morrendo nesta estrada e nada seja feito para resolver esse problema”, observou Richa, ao receber um abaixo-assinado de famílias da região.
Uma das soluções para a recuperação das estradas rurais apresentadas a Richa é a pavimentação com paralelepípedos, alternativa de baixo custo que também cria empregos. Richa encerra nesta sexta-feira (28) uma viagem de três dias a 20 municípios da região. Desde abril, ele já percorreu 80 municípios do Estado e conversou com mais de 15 mil pessoas, para construção de seu Plano de Governo.
PROPOSTAS DO SUDOESTE
O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach (PSDB), entregou a Richa um documento com propostas e sugestões da região Sudoeste. O documento é resultado da audiência pública promovida pelo PSDB e pelo Instituto Teotônio Vilela que reuniu mais de 200 profissionais e técnicos públicos e da iniciativa privada, na quarta-feira, em Beltrão.
Entre as principais reivindicações, a readequação das estradas da região que não têm acostamento em ligações prioritárias e são estreitas para o volume de carga; a implantação do curso de Medicina na Unioeste e a contração de mais profissionais de saúde, especialmente médicos; o fortalecimento do Hospital Regional, com a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU); a viabilização do ramal da Ferroeste, ligando Cascavel ao Noroeste de Santa Catarina, passando por Francisco Beltrão; o fortalecimento da cultura regional, com a interiorização das ações da Secretaria de Cultura e extensão da Faculdade de Belas Artes do Paraná; e a abertura de canais eficientes e permanentes para que a população seja ouvida pelo Governo do Estado.