Debater desde cedo sobre empatia, respeito, compreensão sobre si e sobre o outro. Foi pensando nisso que o Colégio Guairacá, em Guarapuava, deu início a um projeto com a turma do 6º ano que trata de questões da pré-adolescência, como o bullying, inclusão social e uso adequado de redes sociais.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o projeto é coordenado pela psicóloga Mayara Bisognin Carneiro que, por meio de rodas de conversa organizadas pela iniciativa, possibilitou aos alunos dialogar, expor suas ideias e trocar experiências.
“O objetivo é fazer com que eles tenham acesso a habilidade social e socioemocional, para que saibam resolver os próprios conflitos, consigam olhar o outro de maneira mais empática, não excluir e aceitar as diferenças”, avaliou.
Ainda segundo a assessoria, durante o projeto, um tema é abordado a cada mês de atividade, com quatro encontros ou mais, quando necessário. A escolha dos assuntos trabalhados vai de acordo com as demandas que surgem em sala de aula e com a faixa etária.
Para a psicóloga da instituição, a experiência tem gerado bons frutos.
“Os alunos são muito participativos e estão bem animados. Eles respondem, contam experiências que já viveram e como fizeram para superar certas dificuldades”, comemorou.
O projeto terá continuidade no Colégio Guairacá até o fim do ano e será expandido também para todas as turmas do Ensino Fundamental em 2019.