22/08/2023
Política

Cezar Silvestri e lideranças comunitárias conversam sobre a UTFPR

imagem-16787

O deputado federal Cezar Silvestri está reunido neste momento com a imprensa e lideranças comunitárias para explicar detalhes sobre a implantação da Universidade Federal Tecnológica em Guarapuava. Logo mais às 11 horas está prevista a chegada de Gleisi Hoffmann, esposa do ministro Paulo Bernardo (Planejamento), e reitores da UTFPR de Curitiba.

A comitiva vai fazer visitação ao campus da Unicentro na Vila Carli (Cedeteg), onde a Universidade Tecnológica vai iniciar suas atividades, programadas para março de 2011, e também o terreno que a Prefeitura de Guarapuava pretende desapropriar para construção da sede própria. Esta segunda parte deverá ter a presença do prefeito Fernando Ribas Carli.

Para execução das obras, o deputado Cezar Silvestri reservou recursos do Tesouro Nacional na ordem de R$ 3 milhões, através de emenda parlamentar, e obteve do ministro Paulo Bernardo a garantia de que a base governista vai votar a favor de sua proposta. Também é compromisso do governo alocar mais recursos, caso isto seja necessário.

A reunião de hoje é consequência do encontro realizado em Curitiba, com Gleisi Hoffmann e reitores da UTFPR, que deu origem à audiência no Ministério da Educação na semana passada, na qual foram definidos os encaminhamentos para instalação da Universidade Tecnológica em Guarapuava. Na reunião em Brasília (foto), também estavam presentes o prefeito Fernando Ribas Carli e os diretores da UTFPR de Curitiba.

Duas grandes dúvidas foram sanadas: o governo firmou compromisso de remanejar professores e funcionários federais para Guarapuava, até que um concurso específico seja realizado; e a UTFPR/Curitiba assegurou rapidez na aprovação dos cursos que estão sendo solicitados através de uma comissão representativa da comunidade guarapuavana, coordenada pela Unicentro.

Também é fator decisivo o apoio da Unicentro ao ceder a infra-estrutura do Cedeteg, com salas e laboratórios, para o funcionamento da primeira universidade federal de Guarapuava. A esse esforço, somaram-se diversas outras entidades e lideranças comunitárias, num dos movimentos mais significativos da história política do Município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo