A Unicentro reuniu na noite de ontem (segunda, 31) a imprensa, no Restaurante Mombaé, para Jantar de Divulgação da Programação da Unicentro 20 anos e o Encontro Anual de Iniciação Científica.
O vice-reitor Aldo Nelson Bona (foto), representando o reitor Vitor Hugo Zanette, que não pode estar presente devido uma reunião na capital do Estado, recebeu os convidados e falou sobre os vinte anos de história da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que hoje é uma instituição reconhecida no País e no exterior. Lembrou que a partir de 1990 novos cursos foram criados, estruturas físicas incrementadas, professores e agentes universitários nomeados, proporcionando uma contínua expansão. Em 1997 chega o reconhecimento legal da universidade.
“A partir de 2006 a instituição começou a implantar os seus mestrados próprios, tendo hoje sete mestrados e um doutorado. Em 2010 apresentamos mais quatro propostas de mestrado e uma de doutorado, que se aprovadas projetaram ainda mais a instituição”, destacou o vice-reitor. Segundo Aldo Bona, é um crescimento importante que continua com o processo de consolidação como uma instituição que contribui decisivamente para o desenvolvimento regional.
Hoje a Unicentro conta com 481 docentes efetivos e 222 colaboradores, e um total de 866 agentes universitários, entre efetivos, colaboradores, estagiários e assessores, em uma área física de 1.817.047,06 metros quadrados, oferece 22 cursos de graduação bacharelado, 14 de graduação licenciatura, sete seqüenciais, 28 especializações, sete mestrados próprios e um mestrado em convênio, e dois doutorados, um próprio e um em convênio. Além da pós-graduação stricto sensu (mestrados em agronomia, bioenergia, biologia evolutiva, ciências farmacêuticas, ciências florestais, química aplicada, história minter e dinter, geografia, doutorado em comunicação e cultura dinter e doutorado em química). Oferece todo ano 2.352 vagas no vestibular e hoje conta com um total de 9.911 alunos, entre graduação, seqüenciais, pós-graduação presencial e pós-graduação a distância. Neste cenário a universidade desenvolve centenas de projetos comunitários, de pesquisa e de ensino complementar, em todas as área de conhecimento. Assim, cumpre seu papel de agente fomentador do desenvolvimento econômico e social integrado, beneficiando diretamente moradores de 50 cidades, cujas populações somadas atingem a marca de 1 milhão de pessoas.
De acordo com Aldo Bona, a programação foi feita para valorizar o servidor que constrói o dia a dia da instituição, professores, funcionários a alunos. “Uma programação que procura mostrar a toda a comunidade de Guarapuava, Irati e região as pessoas que fazem a vida da Unicentro. Neste sentido, também evidenciar todas as conquistas que a universidade teve ao longo de sua trajetória”, frisou.
Dentro da programação, inauguração de espaços, como obras de sala de aula de laboratório, também mostra de projetos por meio da Universidade Sem Fronteira, momentos de confraternização da comunidade acadêmica, tanto de Guarapuava como de Irati, e um grande show de aniversário. Será um show internacional, no próximo dia 18, com o grupo Viento Sur, de músicas latino-americanas, no campus Santa Cruz, a partir das 20 horas.
Confira a programação da UNICENTRO 20 ANOS:
De 8 a 11 de junho: edições especiais do Radiojornal Unicentro
Dia 9 de junho: Abertura oficial, Inauguração Exposição Fotográfica “Nós fazemos a Unicentro de hoje e construiremos a Unicentro de amanhã”
Dia 11 de junho: Confraternização professores e agentes universitários em Irati, às 20h30, no Restaurante Italiano
De 14 a 18 de junho: I Mostra “Sem Fronteiras” no campus Santa Cruz
Dia 18 de junho: Show comemorativo com Viento Sur, às 20 horas, Auditório Francisco Contini
De 21 a 25 de junho: I Mostra “Sem Fronteiras” no campus Cedeteg
De 22 a 24 de junho: Reunião Técnica AEIA
Dia 25 de junho: Confraternização professores e agentes universitários em Guarapuava. Festa junina, às 20 horas, na Acre
De 28 de junho a 2 de julho: I Mostra “Sem Fronteiras” no campus Irati
Em junho e julho, inaugurações nos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati
De 15 a 17 de setembro: Gincana Cultural nos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati
Texto e foto: Andréa Alves