22/08/2023


Cotidiano Paraná

“Palavra de Mulher” é lançado em concorrida cerimônia

Livro homenageia Dirce Merlin Clève, professora que iniciou sua vida profissional em Pitanga e depois continuou sua carreira em Guarapuava

dirce3

(Foto: Divulgação)

O livro de contos “Palavra de Mulher”, obra que tem como finalidade valorizar o sexo feminino no âmbito da literatura, e contém textos literários escritos por mulheres de várias idades e experiências profissionais, foi lançado oficialmente. A obra é uma publicação da editora curitibana Instituto Memória, e presta homenagem à professora Dirce Merlin Clève, intelectual, escritora, pesquisadora, integrante da Academia Feminina de Letras do Paraná e engajada nas causas de qualidade de vida e bem-estar das mulheres. Dirce iniciou sua vida profissional em Pitanga e, anos depois, continuou carreira em Guarapuava.

A OBRA

A apresentação do livro é das professoras da Universidade Estadual do Paraná (UFPR), Ivone Ceccato e Jordana Xavier, que discorrem sobre a importância de publicar obras de mulheres num ambiente em que isso ocorre bem menos do que seria desejável.

Os temas tratados pelas autoras refletem, de forma irônica, séria, amorosa, inconformada ou profunda as preocupações femininas no mundo atual, inclusive em assuntos como saúde, direitos, amores, costumes. Participaram: Adriana Tozzi, Amanda Almeida, Andréa Lobo, Camila Lisboa, Graciela Faria, Joyce Pires, Karen Alvares, Lígia Megale, Marilena do Nascimento e Sara Simão; algumas delas ligadas ao UniBrasil Centro Universitário.

O evento de lançamento ocorreu na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes, no centro de Curitiba, contando com a presença de muitas das autoras, e da própria professora Dirce Clève, familiares, amigos e diversas soroptimistas foram prestigiar sua confreira, representantes da editora e do UniBrasil, além de autores de outras obras que também estavam sendo lançadas.

A ideia inicial do livro partiu da realização do Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève, que o UniBrasil promove há vários anos, nas comemorações do mês da mulher – março – com o propósito de publicar novas autoras, a partir da constatação de que mulheres sempre escreveram tanto e tão bem quanto homens, porém nem sempre publicaram suas obras ou tiveram a divulgação merecida e necessária, o que torna justa uma eventual compensação.

Em 2019, ocorrerá mais uma edição do concurso, limitado a autoras de até 35 anos de idade, com inscrições iniciando em 9 de janeiro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo