22/08/2023


Brasil Cotidiano Guarapuava

Guarapuava está entre as 100 melhores cidades do país para fazer negócio

Município ocupa a 77ª posição no ranking da Urban Systems

guarapuava-aerea10

Pesquisa considerou 310 municípios do país (Foto: Divulgação)

Guarapuava é uma das 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócio. A avaliação é da Urban Systems, referência em inteligência e consultoria de mercado no país. O estudo realizado anualmente pela empresa considerou, em 2018, os 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. No ranking, Guarapuava ocupa a 77ª posição na lista de melhores cidades para fazer negócio. A 1ª colocação ficou para a cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Todos os municípios foram analisados segundo indicadores relacionados a sociodemografia, economia, saúde, educação, serviços financeiros, transporte e infraestrutura. Entre os fatores considerados para tais indicadores estão o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, coleta e tratamento de esgoto, população classificada como extremamente pobre e abrangência da internet banda larga.

Além de Guarapuava, estão entre as 100 melhores do país para fazer negócio, as cidades paranaenses: Curitiba (7ª), Maringá (9ª), Cascavel (23ª), Londrina (40ª), Toledo (43ª), Umuarama (54ª), Araucária (69ª) e Foz do Iguaçu (86ª).

O estudo analisou, ainda, as 100 melhores cidades em quatro outras categorias: infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e capital humano. Para tais classificações, a pesquisa considerou alguns indicadores específicos, além daqueles utilizados no ranking geral. Guarapuava volta a aparecer no ranking das 100 cidades no quesito desenvolvimento econômico, ocupando a 52ª colocação; na categoria capital humano (80ª), e desenvolvimento social (99ª).

Confira o resultado da pesquisa, na íntegra, clicando aqui.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo