O governador eleito, Ratinho Junior (PSL) disse em Curitiba que deseja manter um canal aberto para dialogar com a APP-Sindicato. A entidade representa professores e funcionários das escolas públicas do Paraná. O acordo aconteceu durante encontro com o presidente, Hermes Leão. O líder sindical destacou que os professores têm a consciência de que não há passe de mágica, de que “não é no primeiro dia do novo governo que todas as coisas vão se resolver”, mas que espera a busca do entendimento com o novo governador.
Ratinho Júnior garantiu que esta será a sua maneira de governar: “teremos uma mesa permanente de diálogo e de debate”. Ele reafirmou a sua proposta apresentada durante a campanha de fazer um planejamento com previsão de reajuste salarial para os quatro anos seguidos. “Esse modelo de negociação que vem sendo praticado, com paralisação para rever índices a cada ano é inviável”.
Ratinho se comprometeu a fazer um cronograma de trabalho com a equipe de governo e representantes da APP-Sindicato para definir as ações e reafirmou a sua preocupação em garantir um ensino de qualidade, valorizando o ambiente de ensino com respeito aos professores e aos alunos.
A reunião com os dirigentes da APP-Sindicato foi acompanhada pelos deputados estaduais Guto Silva (PSD), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e Professor Lemos (PT).