As obras no Aeroporto Tancredo Tomas de Farias, em Guarapuava, estão cada vez mais próximas da conclusão. De acordo com o engenheiro Halmuth Brandtner, da Prefeitura de Guarapuava, os serviços estão 98% concluídos. A previsão de entrega da obra é para o final deste ano.
Contando com contratempos, a gente estima que as obras não irão passar de dezembro.
De acordo com o engenheiro, atualmente, duas situações em paralelo ocorrem para a conclusão de adequação do aeroporto. A primeira delas é a liberação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (EPTA). Para a instalação desta estação, é necessária uma liberação de aditivo no contrato por parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
“Estamos aguardando que a Secretaria assine o aditivo para a conclusão, que é o que vai, junto de uma contrapartida da prefeitura, liberar o recurso para EPTA”. Em maio deste ano, o prefeito Cesar Silvestri Filho explicou, em coletiva, que a instalação da estação foi uma exigência da Azul Linhas Aéreas, primeira empresa que irá operar em Guarapuava. O tipo de navegação é necessária para que a companhia tenha a segurança que os voos no município vão poder manter o nível máximo de confiabilidade.
DETALHES
A segunda situação que está pendente para a conclusão do aeroporto de Guarapuava é referente ao estacionamento e pintura do pátio de manobras.
“No estacionamento, falta pouca coisa. Já está com a topografia e nível correto, já terminaram drenagem e outros detalhes”. A previsão é que o estacionamento esteja concluído até semana que vem.
Ainda de acordo com Brandtner, o aeroporto já está recebendo o mobiliário necessário.
“Já foi instalado o equipamento de som, mesas, balcão do check-in, informações, cadeiras de espera, enfim. Quase tudo pronto”.
Quando a obra for concluída, a Prefeitura de Guarapuava entrará com o pedido de homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esta homologação, que liberará os voos no aeroporto, pode demorar até 120 dias.
“Daí foge do nosso controle. Eles podem vir em 15 dias, assim como podem vir em 120. Teremos que aguardar”.