Os recursos para o ano de 2019 voltados ao atendimento veterinário de animais abandonados na cidade de Guarapuava já estão encaminhados. A Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, programou recentemente a destinação de mais de R$ 264 mil a serem utilizados na manutenção e demandas do Canil Municipal.
Sob o respaldo de uma ata de registro de preço, com validade para um ano, a quantia prevista em licitação será liberada gradualmente à clínica veterinária contratada para atender diversos serviços. O documento prevê 300 castrações de fêmeas com até 20 kg, 200 serviços cirúrgicos emergenciais para o atendimento de pequenas cirurgias em casos de atropelamentos, 200 castrações de machos até 20 kg e 350 para machos acima desse peso.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, destacou que, do início de 2018 até o momento, foram investidos aproximadamente R$ 850 mil em atendimentos cirúrgicos e hospitalares de animais abandonados na cidade.
“Além disso, a recente criação de um Departamento de Proteção ao Animal, em anexo à Secretaria, tem colaborado de maneira mais efetiva para a fiscalização e proteção aos animais de rua”, reforça Celso. A equipe é composta um veterinário, duas biólogas e quatro fiscais que fazem o recolhimento e a castração, além dos funcionários do Canil Municipal, congregados também no mesmo departamento.
Desde 2013, a Secretaria do Meio Ambiente tornou-se independente em relação à Secretaria de Agricultura, e em 2016 assumiu a responsabilidade oficial do monitoramento do Canil Municipal. Mesmo assim, a Secretaria de Agricultura ainda atua em algumas frentes da proteção animal no município, como é o caso de um projeto inédito, realizado em setembro deste ano, onde foram realizadas as castrações de 800 animais, entre machos e fêmeas, e atendimentos emergenciais para outros 500 casos recolhidos e encaminhados pelo canil.