Nesta sexta feira (7), a Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava (ALAC) comemora os 17 anos de sua fundação. Junto às festividades, a ALAC também dará posse ao novo confrade eleito Ariel José Pires, que irá ocupar a 40ª cadeira, atribuída ao antigo membro fundador Ari Fontoura de Oliveira, tendo Nelson Zaires de Guiné como patrono.
A cerimônia de posse inclui um ritual em que o novo membro veste a pelerine, um manto especial para confrades e confreiras que simboliza a sacralização e a imortalidade. Ariel Pires recebeu essa honraria devido aos seus serviços prestados como presidente do Instituto Histórico de Guarapuava e vice- presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Culturas de Guarapuava.
A ALAC é uma organização de voluntários dispostos a preservar a memória da cultura local e propagar novas produções literárias, artísticas e científicas. O presidente da Academia, Cláudio César de Andrade, destaca que a ALAC é uma obra coletiva, pertencente a toda a comunidade guarapuavana.
“Trata-se de um espaço civilizatório e republicano de livre pensar e de um legado cultural superior necessário para a preservação da legítima história e da justa memória de nossa cidade”, comenta o presidente.
Desde o início de suas atividades, a ALAC reverenciou 40 patronos na cidade, que foram imortalizados pelos fundadores das cadeiras e sucessores desses fundadores, como gesto de reconhecimento e registro histórico pelas ações relevantes desenvolvidas em Guarapuava.