Da redação (com informações do blog do Zebeto) – A convenção do PDTque aconteceria no final da tarde desta quinta-feira (10) foi adiada por decisão unanime dos convencionais. Ainda não há data agendada para o evento político que tem como último prazo o dia 30 deste mês, de acordo com a legislação eleitoral.
Segundo o presidente do Partido no Paraná, Augustinho Zucchi, a formação das alianças será definida após a deliberação na convenção naciona, marcada para este sábado (12), em São Paulo.
De acordo com o senador Osmar Dias, que mantém a sua pré-candidatura ao Governo do Paraná, apesar das sinalizações estreitas de possível apoio ao PSDB de Beto Richa, afirmou que essa decisão respeita o estatuto nacional do PDT e dá à Executiva condições de avaliar as possibilidades de alianças com outros partidos. “Minha decisão foi tomada em julho do ano passado, quando o presidente Lula disse que eu seria o candidato ao governo do Paraná formando alianças com os partidos da base do governo federal”, afirmou.
Osmar informou que aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral referente ao Projeto Ficha Limpa que pode mudar o cenário político, inviabilizando inclusive algumas candidaturas. “Enquanto essas definições não acontecerem, não há porque antecipar nada”, justifica.
CONVENÇÃO NACIONAL – Integrantes da executiva do PDT do Paraná participarão em São Paulo, neste sábado (12) da Convenção Nacional do Partido como membros do Diretório Nacional. Participam também o Presidente Lula, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef e o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante.