Os estudantes de ensino superior ou cursistas que utilizam o transporte coletivo de Pinhão devem procurar a Prefeitura da cidade se cadastrar na Associação de Universitários de Pinhão (AUP) até esta sexta feira (18). De acordo com a assessoria de imprensa municipal, o processo está sendo feito em uma sala que fica no subsolo da Prefeitura.
Gabriel Romão, morador de Pinhão, formado em 2017 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) no curso de Pedagogia em Gestão Institucional e Educacional, é vice-presidente da Associação e está trabalhando no processo de cadastramento. Ele também integra a comissão de estudantes da cidade e reitera que a iniciativa do cadastro é fundamental para mapear quantos universitários precisaram utilizar o transporte em 2019.
Até o presente momento chegamos a quase 50 cadastros somente, levando em conta que no ano de 2018 foram geradas mais de 980 carteirinhas e, neste ano, o número pode ser igual ou ainda maior. Infelizmente, a maioria dos que precisam se interessar por isso, que são os universitários e cursistas, não estão fazendo questão de vir atrás pra fazer o cadastro e acabam por prejudicar o andamento de todo processo.
A formalização da Associação de Universitários de Pinhão é parte necessária para consolidar a parceria com a administração municipal que, conforme proposta repassada aos estudantes, ofertará neste ano cinco ônibus que farão sete linhas de transporte. No total, a demanda municipal exige 13 linhas. A partir da formalização da AUP, os usuários poderão contratar uma empresa para fazer o transporte das linhas faltantes, dividindo os custos entre os estudantes.
Para se cadastrar, segundo Gabriel, basta que o acadêmico ou cursista se dirija até a sala da Prefeitura tendo em mãos documentos pessoais como RG, CPF e a declaração do curso. O atendimento é feito das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h até sexta feira (18). Além disso, no local, o estudante irá preencher um cadastro, via formulário, disponível nos grupos do WhatsApp, com os representantes estudantis de cada ônibus.
No processo de organização da AUP, o prefeito de Pinhão em exercício Beraldo Nunes do Amaral declarou que a administração está atuando em parceria com os estudantes, colaborando com as medidas necessárias.
Para facilitar o trabalho, colocamos os profissionais da Prefeitura à disposição dos estudantes. Gostaríamos de atender 100% da demanda que eles nos reivindicavam, porém, nós deixamos bem claro que não é possível e explicamos quais são os motivos. Por isso, temos a obrigação de auxiliá-los de outras formas e, assim estamos fazendo.
Em paralelo com a formalização da AUP ocorre, ainda, uma organização de parte dos alunos para elaboração de um projeto de lei de iniciativa popular que torne permanente o fornecimento de transporte coletivo de estudantes gratuito no município.
“Fizemos o projeto para assim conseguirmos que o transporte universitário se torne um direito dos estudantes pinhãoenses e o quanto antes seja aprovado, levando em conta que o ano letivo está prestes a começar”, declarou Gabriel.