22/08/2023
Brasil Paraná

Governo do Paraná é solidário com Minas Gerais

São cerca de 200 vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros

barra

Queda da barragem (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Num gesto de solidariedade com o Governo de Minas Gerais, o  governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), ofereceu uma estrutura de apoio logístico, de policiais militares e bombeiros para ajudar nas operações de busca e salvamento das possíveis vítimas do rompimento da barragem do Vale do Córrego do Feijão em Brumadinho.

A Secretaria de Segurança do Paraná está mobilizada e preparada para o deslocamento de um efetivo com apoio aéreo se houver necessidade a qualquer momento. A estrutura colocada à disposição do governo de Minas Gerais inclui um efetivo do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) com 11 bombeiros militares e mais dois cães farejadores.

No apoio de transporte está escalada uma outra equipe com quatro bombeiros militares, mais dois cães farejadores, além de uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) com capacidade para quatro pessoas e uma aeronave da Casa Militar com capacidade para sete pessoas. O apoio terrestre contará com três viaturas de auto busca e salvamento (ABS) e uma viatura de auto transporte de material (ATM).

Ratinho Júnior conversou com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, logo após ter conhecimento da tragédia. “Ofereci todo o apoio necessário para ajudar no resgate. É uma questão urgente e temos que agir rápido. Também é uma questão de solidariedade e temos que ajudar”. A equipe de segurança do Paraná está aguardando instruções para o deslocamento.

A TRAGÉDIA

O Corpo de Bombeiros informou na tarde desta sexta feira (25) que aproximadamente 200 pessoas estão desaparecidas após o rompimento da Barragem da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A estrutura, que pertence à Vale, liberou no meio ambiente um volume ainda desconhecido de rejeitos de mineração.

De acordo com a Agência Brasil, o Hospital João XXIII, instituição pública vinculada ao estado de Minas Gerais e sediada em Belo Horizonte, acionou um plano de atendimento para múltiplas vítimas de catástrofes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.