A Secretaria de Finanças informa que a segunda via do carnê IPTU 2019 já está disponível no site da Prefeitura de Guarapuava. O vencimento da primeira parcela é 11 de março. “O pagamento pode ser feito em cota única, à vista, com desconto de 8%, calculado sobre o valor do imposto até o vencimento em 11 de março”, esclarece o fiscal tributário Ricardo Kaszevski.
Ele lembra que o desconto não abrange as taxas que compõem o montante do valor total do IPTU. “O imposto também pode ser parcelado em até oito vezes, mas nesse caso, sem o desconto”. Já a entrega dos carnês pelos correios deve começar na segunda quinzena de fevereiro, explica Ricardo Kaszevski. “Quem não receber o carnê até o dia 7 de março, poderá procurar a prefeitura para retirar o carnê nos guichês de atendimento, sempre das 12h às 17h.”
A prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 32 milhões com o IPTU. Mas a inadimplência ainda é alta, cerca de 40%. “Uma das medidas adotadas para reduzir esse percentual foi o envio das dívidas para execução fiscal, além da implantação do envio das dívidas tributárias para protesto. Com isso, o contribuinte fica com crédito comprometido na praça.”
Para 2019, Ricardo Kaszevski informou que não houve reajuste real do imposto. Foi aplicada correção monetária de 4,05%, medida pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, referente a inflação no período anterior.
Uma novidade este ano é a nova metodologia de cobrança da taxa de coleta de lixo, implantada pela Secretaria de Finanças. Até 2018, a taxa era cobrada integralmente. A partir deste ano, estão sendo cobrados apenas 50% do valor da taxa de lixo no carnê do IPTU. Os outros 50% serão cobrados a partir do mês de julho de 2019 na fatura da Sanepar.
De acordo com a Secretaria de Finanças, essa mudança vai trazer mais eficiência na cobrança da taxa de lixo. “Com essa mudança, o município espera obter com mais eficiência, o retorno das receitas para cobertura das despesas com a coleta de lixo, uma vez que parte da taxa será cobrada na conta de água”.
Acesse aqui a segunda via do IPTU 2019.