Qual é a sensação de ficar três semanas longe da família, sendo hospedado em casa de pessoas desconhecidas e fora do Brasil? Para os alunos do CCBEU de Guarapuava, se trata de uma experiência incrível, da oportunidade de novos conhecimentos, de constatar que é possível ampliar seu horizonte e, principalmente, de provar a si mesmo de que é capaz de conquistar o mundo, desde que você domine o idioma inglês.
E foi justamente esse desafio encarado por 10 alunos, jovens e adultos, em julho do ano passado. O destino escolhido foi Cambridge, antiga cidade universitária do Reino Unido, sede do condado de Cambridgeshire, na região leste do país. Fica a 80 quilômetros de Londres.
Acompanhados por uma professora, o grupo estudava durante a semana, aprimorando o inglês, e aos finais de semana viajava para outros países. “Alguns alunos foram a Paris, Irlanda, Escócia”, disse a professora Gisele. A experiência, em todos os sentidos, é aprovada pelos alunos.
“Posso dizer que foi a experiência mais desafiadora e ao mesmo tempo a mais extraordinária de toda a minha vida”, diz. “Foi incrível o fato de eu realmente precisar do inglês pra me comunicar e, com isso pude me virar sozinha em um país desconhecido. O inglês que eu aprendi no CCBEU, com certeza, foi essencial para que tudo isso acontecesse. Por isso eu agradeço aos meus pais e ao CCBEU, porque sem eles nada disso teria acontecido”, afirma Fernanda Cebulski.
“Estudei o idioma britânico por um período de três semanas na cidade de Cambridge. Cidade esta também repleta de história com seus museus, igrejas e belíssimos jardins. Trata-se da maior cidade universitária da Inglaterra. Tudo foi feito com muita coragem e determinação e principalmente, com a dedicação dos professores do CCBEU. Seus ensinamentos foram de fundamental importância em todos os momentos da viagem, bem como a dedicação de toda a equipe de apoio”, afirma Genildo Duffecke Tibes.
Isabelle M. Manchur também conta um pouco dessa experiência. “No programa de intercâmbio, eu cursei inglês numa escola maravilhosa, fiz novos amigos e visitei lugares de tirar o fôlego. Fiquei impressionada ao ver culturas diferentes e fiquei muito grata ao ver o quanto podemos estar conectados”. Segundo Isabelle, sem o CCBEU, essa experiência não teria acontecido. “O CCBEU me ajudou em tudo nessa viagem e me deu a fluência necessária para que eu pudesse me comunicar em todo lugar”.