O Brasil é um dos principais países produtores e exportadores de proteína animal do mundo. E já passou da hora de mostrarmos que além de apaixonados por futebol, também somos bons de churrasco.
Esse é um dos objetivos do guarapuavano Robson Borchoski, que está de malas prontas para participar da ‘Houston Rodeo Cook Off’, uma das competições de BBQ (Barbecue – traduzido do inglês – churrasco) mais tradicionais que existem, que ocorre durante o ‘Houston Live Stock Show and Rodeo’, maior exposição de gado e rodeio do mundo, e que será entre os dias 21 e 23 de fevereiro, no Texas, nos Estados Unidos.
Robson é um dos 10 profissionais selecionados para integrar a equipe brasileira, que vai disputar a competição com outras 200 equipes de vários países do mundo. É a primeira vez que uma equipe brasileira vai competir fora do país. De acordo com o sócio-fundador da Pitmasters Brasil, Daniel Lee, o objetivo é abrir as portas de profissionais brasileiros para o mundo por meio do BBQ. “Produzimos uma das melhores carnes no mundo, e é nossa missão mostrar a nossa paixão através da nossa comida”.
Com 24 anos de profissão, Robson começou como açougueiro. Teve açougue em Guarapuava por 10 anos. Por outros 10, trabalhou em supermercado. “Essa experiência me deu uma clareza muito grande e conhecimento sobre corte de carne. Quando eu tinha o meu açougue, eu fazia os cortes especiais e vendia o meu trabalho de assador”.
Declaradamente apaixonado por gastronomia e principalmente por carne, Robson conta que aos nove anos assou a primeira carne: “Eu assei uma vina como se fale em Guarapuava, uma salsicha. Sempre gostei de churrasco, sempre gostei de trabalhar com carne, até que surgiram oportunidades de participar desses campeonatos aqui no Brasil”.
Robson diz que na churrasqueira americana (Pitsmoker), o calor é indireto e ela assa e defuma ao mesmo tempo. Por isso a gente diz é uma categoria mais elevada de cocção.
Eu comecei a fazer isso em 2009 quando instalei TV a cabo em minha casa e comecei assistir os programas de competição de churrasco nos Estados Unidos. Bobo quem acha que o americano come só salsicha e hambúrguer de churrasco. Na região sul dos EUA, a culinária é muito forte, e o churrasco então nem se fale. Eles sabem assar carne e extrair o que a carne tem de melhor e ainda agregar valor com texturas e sabores que só se consegue com essa técnica.
Aos poucos ele foi aprimorando a técnica até montar uma churrasqueira grande. “Daí eu fui competir. Terminei o ano em terceiro lugar no circuito nacional, e veio o convite da Pitmaster Brasil pra participar dessa competição internacional”.
O estudante de gastronomia precisou dar uma pausa no curso, por conta das viagens que tem feito pelo Brasil, ministrando curso da categoria de American Barbecue, consultorias em churrascarias, em Smokehouses e açougues. “Em 2018 eu rodei 50 mil km, passando pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina”.
Robson que já participou dos principais festivais de churrasco no Brasil, planeja campeonatos regionais no estado do Paraná em 2019. Ele é representante dessa categoria na região sul do Brasil, e já antecipa para o Portal RSN que no dia 27 de abril deste ano, Guarapuava vai sediar o primeiro Festival de Churrasco da cidade.
“Hoje eu vivo disso, das consultorias e das cotas de patrocínio dos temperos, molhos e churrasqueiras. Quando comecei a vender o meu trabalho, a minha mão de obra, comecei a ter mais êxito, e melhorei minha qualidade de vida. Eu trabalho com festa, churrasco, cerveja, alegria. Sou feliz, muito feliz”.
O mestre churrasqueiro diz que a esposa Regiane teve papel fundamental nos negócios.
Foi a pessoa que mais me apoiou quando eu comecei a me dedicar ao American BBQ, aos campeonatos. Ela foi fundamental para eu ter conseguido chegar até aqui. E agora, tenho vivido um êxtase, com convites para participar de festivais pelo Brasil e dessa competição internacional.
Além desse campeonato nos EUA no fim deste mês, em abril Robson viaja para Sydney na Austrália, onde participa do Meatstock The Music and Barbecue Festival, maior Festival de carne e música da Oceania.
PITMASTER BRASIL
A Pitmaster Brasil é a primeira entidade dedicada ao desenvolvimento do mercado de carnes e churrasco. Desde 2016, promove intercâmbio e formação de profissionais. De acordo com Daniel Lee, a técnica de defumação do churrasco americano é um dos métodos de cocção mais complexos no preparo de carnes.
O Smoked BBQ, ou simplesmente BBQ, chama atenção e vira espetáculo devido ao uso de carretas defumadoras, que produzem carnes extremamente macias e saborosas por meio da longa cocção (que pode durar até 14 horas) em baixa temperatura com uso de fumaça de lenhas de árvores frutíferas.
EQUIPE BRASILEIRA
Serão apresentados quatro pratos: Brisket (peito bovino), Pulled pork (paleta suína), Pork ribs (costelinha suína) e chicken (frango). A equipe é formada por nove representantes de diferentes estados e cidades do país, sob o comando de Daniel Lee.
• Daniel Lee, Pitmasters Brasil, São Paulo/SP – @danieljslee
• Marcio Giudicissi, Pitmasters Brasil, São Paulo/SP – @marcinhogiudicissi
• Rodrigo Bueno, BBQ Bueno, Caxias do Sul/RS – @bbqbueno
• Robson Borchoski, Borchoski BBQ, Guarapuava/PR – @borchoski_pitmaster
• Leonardo Macedo, Mr. Smoke BBQ, Recife/PE – @leosantosmacedo
• Jeferson Taboada, Bandoleiro BBQ, Santos/SP – @bandoleirobbq
• Cassiano Rubi, Quintal do Izi, São Paulo/SP – @quintaldoizi
• Pedro Barioni, Butchers, São Paulo/SP – @butcherstruck
• Bruno Salomão, Cansei de ser Chef, Campinas/SP – @canseideserchef
• Luã Tavares, Smoked BBQ, Rio de Janeiro/RJ – @smokedbbq