22/08/2023
Educação Guarapuava

Ano letivo começa com manifestação da APP-Sindicato, em Guarapuava

Sindicato cobra direitos e o fim das punições a professores em todo o Paraná

app sindicato

(Foto: Matheus Buongermino)

Nesta quarta feira (6), dia em que começa o ano letivo nas escolas estaduais, a APP-Sindicato em Guarapuava está mobilizada para fazer uma manifestação. Será às 10h, em frente ao Núcleo Regional de Educação. Uma reunião está agendada para começar às 19h desta terça, na sede do Sindicato. Um documento será entregue à chefe regional interina, Edil Spínola pedindo a revogação da jornada de pedagogos, sem proporcionalidade ao salário, o que ocorre no descumprimento do que está previsto no Plano de Carreira em relação à isonomia da carga horária. Haverá manifestação em todo o Paraná.

De acordo com a presidente regional da APP-Sindicato, a professora e vereadora Terezinha Daiprai, o pedido é de que a hora-aula seja mantida em 50 horas e não 60 horas como está sendo determinado pelo Governo do Estado. “O Governo não vê o pedagogo como professor quando de fato é”.

Outro ponto levantado pela APP-Sindicato é a manutenção do corte da hora-atividade, com menos duas aulas por jornada de 20/h; e a ‘punição’ para os profissionais que se afastaram por atestado médico. Na distribuição de aulas, eles acabam indo para o final da fila, sendo prejudicados no processo de escolha. A entidade alerta para a possibilidade de professores doentes em salas de aula, lembrando também que há três anos esses profissionais estão sem reajuste da inflação.

Outro ponto observado pela APP-Sindicato é que o piso do Magistério no Paraná tem uma diferença acumulada em 29% em relação ao piso nacional e que a categoria está há três anos sem reajuste salarial.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.