22/08/2023
Cotidiano

História da ACIG é contada em livro

imagem-17422

Da redação (com assessoria) –  O livro "Poder e Comércio, a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava" foi lançado nesta manhã desta quarta-feira (16), na sede da entidade. Participaram da cerimônia o vice-reitor da Unicentro, Aldo Bona, e o assessor especial do governo do Estado, Nivaldo Krüger, primeiro presidente da associação e ex-prefeito de Guarapuava.
A obra, trabalho de uma tese de doutorado do professor da Unicentro Marcos Aurélio Machado Fernandes, conta a história da associação entre os anos 1955 a 1970. A edição em livro foi financiada pela Acig. Segundo o presidente da associação, Valdir Grigolo, é mais uma forma de deixar registrada a história da entidade. Grigolo disse que a associação deu todo o apoio à pesquisa do professor, fornecendo todos os documentos históricos requeridos. Ele também adiantou que será feita uma nova obra por Marcos Aurélio, atualizando a história da associação até os dias de hoje.
Marcos Aurélio destacou a importância da pesquisa sobre temas locais. "Tem vários temas de Guarapuava que ainda precisam ser avançados. Esse é um dos papéis da universidade."
Junto  com o lançamento do livro, a cerimônia também marcou a inauguração de duas salas de aula, que ficam no subsolo da sede da Acig. São salas amplas e equipadas, que permitirão à associação ter espaço próprio para desenvolver cursos de pós-graduação em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), e também locá-las para os associados.
"A Acig quer continuar contribuindo para o desenvolvimento de Guarapuava através da formação das pessoas. Capital nós temos, mas precisamos trabalhar o material humano e competência de gestão", afirmou Grigolo.

Foto: Divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.