O governador Carlos Massa Ratinho Júnior viaja neste sábado (23) para os Estados Unidos. A agenda inclui reuniões com startups de agronegócio e encontros com empresários do Vale do Silício. O objetivo é trazer soluções tecnológicas de Agrotech, do cultivo à logística de distribuição, que poderão ser aplicadas no Paraná. Em sua ausência, o vice-governador Darci Piana ficará à frente da administração estadual. Acompanham o governador o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o diretor-presidente da Celepar, Allan Costa; e o diretor-presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, José Eduardo Bekin.
A agenda oficial vai até o dia 2 de março, quando a comitiva volta ao Paraná. O governador Ratinho Junior cumpre agenda particular fora do País, retornando no dia 11 de março. Em mensagem para a Assembleia Legislativa, solicitando licença e autorização para se ausentar do cargo, o governador informa que todas as etapas da sua viagem serão pagas por ele, sem qualquer ônus para o Estado. Ele determinou, inclusive, o desconto dos dias do subsídio mensal a que tem direito.
Ratinho Júnior e os representantes do Governo do Paraná vão acompanhar uma missão comercial promovida pela StartSe, uma plataforma digital brasileira que conecta empresários e governos a startups e empresas americanas. Além do foco no agronegócio, está prevista reunião com uma empresa de tecnologia vocacionada para inclusão social em presídios.
O governador também cumpre agenda no Banco do Brasil e na Oracle. Outro compromisso é um evento organizado pelo consulado brasileiro, com participação de investidores e desenvolvedores brasileiros que atuam no Vale do Silício.
ESTADO INTELIGENTE
Desde que assumiu o governo, Ratinho Júnior tem dito que o objetivo da sua gestão é transformar o Paraná em um Estado inovador, inteligente e tecnológico. “Estamos criando um ecossistema de inovação capaz de unir governo digital, desenvolvimento tecnológico na agricultura e fomento de startups. Seremos referência em produção de dados, que são a grande commoditie do século 21”, afirma.
Para isso, o governo pretende integrar o conhecimento científico das universidades estaduais, a produção tecnológica da Celepar e iniciativas da área privada. A viagem ao Vale do Silício também servirá para apresentar o Estado a possíveis parceiros internacionais.
POLO TECNOLÓGICO
Localizado na Califórnia, o Vale do Silício é um dos maiores polos tecnológicos do mundo, onde estão instaladas empresas como Apple, Microsoft, Google, Intel, Apple, Yahoo!, Facebook, Twitter, Netflix, entre outros, além de inúmeras startups bem-sucedidas. O nome Silício é utilizado como homenagem ao elemento químico (Si), matéria-prima básica utilizada na produção de circuitos e chips eletrônicos.