Após um mês e meio sem pároco, a paróquia ‘Divino Espírito Santo’ da Vila Bela em Guarapuava tem novo titular. O substituto do padre Vinicios Araújo, afastado após ter sido flagrado por câmeras de segurança, furtando óculos numa loja no Shopping Cidade dos Lagos, padre Luciano Romero da Silva, foi empossado na última sexta (22).
Padre Luciano é da Congregação dos Estigmatinos (CSS). A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva e contou com padres, familiares, amigos e pessoas da comunidade.
Durante a homilia, Dom Wagner ressaltou a alegria que é poder recepcionar o novo pároco que é portador de uma grande bagagem de conhecimento das coisas da Igreja.
Padre Luciano, que por muitas vezes já atuou em nossa diocese, agora vem para trabalhar como pároco na paróquia Divino Espírito Santo. Eu digo que é uma alegria recebê-lo, pois padre Luciano sela um compromisso de atuar junto a esta comunidade, passando a sentir e a perceber as suas necessidades e também seus esforços para fazer uma Igreja cada vez melhor. Eu peço para que a comunidade o acolha com amor e respeito e que cada um seja o suporte de que ele precisa para se manter firme nesta caminhada de fé.
Padre Luciano, após renovar sua profissão de fé junto à comunidade e assumir a função de pároco, disse que se sente muito feliz pela tarefa que lhe foi confiada. O religioso afirmou ainda, que pretende trabalhar com muita perseverança para que o nome de Jesus Cristo seja sempre elevado em todos os lugares e tempo.
Eu me sinto muito feliz por esta tarefa e quero, em nome de Deus, continuar meu trabalho em favor da Igreja, das pessoas, enfim. Elevar o nome de Jesus Cristo é nossa tarefa e compromisso. Eu agradeço de coração por esta oportunidade, pela presença de todos e pela disposição do senhor bispo, Dom Wagner em me conceder as funções de pároco aqui nesta comunidade.
Em nota, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia disse acolher o novo pároco com muita alegria e amor e salienta que sua presença junto àquela comunidade fará toda a diferença.
Estamos agradecidos pela presença de padre Luciano como nosso novo pároco. Agradecemos pela graça de uma vida nova que é dada a esta paróquia, que é conduzida com sabedoria durante esses 27 anos pela congregação dos Estigmatinos. Guiados pelas luzes do Divino Espírito, que possamos como paróquia viva, animar, fomentar e fortalecer a nossa fé em torno da Eucaristia que nos torna Irmãos.
SOBRE O PÁROCO
Natural de Itararé, São Paulo, padre Luciano Romero da Silva nasceu no dia 8 de outubro de 1977. Depois de longo período de estudos, foi ordenado diácono em 28 de janeiro de 2012 e em 4 de agosto do mesmo ano, foi ordenado padre na paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Itararé, em São Paulo.
Padre Luciano é Bacharel em Filosofia pela PUC de Campinas e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – São Paulo – SP e Bacharel em Teologia pela PUCSP. O religioso já passou por diversas paróquias no Brasil e em Guarapuava, desenvolveu vários trabalhos missionários e também assessorou eventos da paróquia Divino Espírito Santo e da diocese.
FURTO DE ÓCULOS
O caso envolvendo o furto de óculos em uma loja no Shopping Cidade dos Lagos em Guarapuava, teve grande repercussão na diocese, que abrange 47 paróquias em 31 municípios da região. No dia 20 de janeiro, a Diocese de Guarapuava repudiou em nota a atitude do padre Vinicios Araújo, que confessou o furto. E salientou que estava colaborando com todas as investigações e repudiava, veementemente a atitude do religioso que deveria ser exemplar perante à sociedade e aos fieis católicos.
Além do afastamento pela diocese, a assessoria de comunicação da diocese informou na época, que o padre vai responder pela Congregação a que pertence, que é a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Estigmatinos – (CSS), e ainda pelo furto que cometeu. Segundo informações repassadas ao Portal RSN, padre Vinicios foi afastado do sacerdócio e recolhido à Fazenda Santana, pertencente à congregação fundada em 1816, no município de Rio Claro (SP).